fbpx

Entenda a importância da integração com Accesstage

Os ERPs são sistemas digitais que mudaram o dia a dia da gestão das empresas. Eles oferecem vários módulos que automatizam tarefas de gerenciamento das vendas, do marketing, dos recursos humanos, da contabilidade etc. Apesar disso, as empresas ainda não os aplicam na gestão de serviços financeiros bancários, como processamento de pagamento, controle de contas, conciliação bancária etc. Elas preferem soluções especializadas, tornando essencial a integração Accesstage com o ERP.

Isso permite que as empresas continuem utilizando suas soluções tradicionais, mas sejam capazes de fazer os dois sistemas se comunicarem e operarem dentro de uma mesma plataforma. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nosso post!

Por que fazer a integração dos ERPs com os serviços financeiros usados na empresa?

Apesar de cuidar da maior parte da gestão empresarial, um ERP não consegue realizar algumas tarefas de serviços financeiros, pois são soluções bem específicas que demandam acesso a informações bancárias, contato com administradoras de cartões etc. Dessa forma, a maior parte dos clientes prefere uma solução especializada que conte com o renome no mercado em relação à segurança e à acurácia, a fim de acessar esse tipo de informação muito sensível.

No entanto, mesmo que essas funções fiquem a cargo de um software especializado, as informações numéricas e contábeis precisam ser inseridas nos ERPs. Afinal, são eles os responsáveis pelas tarefas de gestão, como:

  • controle do fluxo de caixa;
  • cálculo de métricas e indicadores;
  • controle fiscal;
  • pagamentos a fornecedores;
  • gestão de extratos;
  • créditos de folha de pagamento;
  • débito direto autorizado etc.

Para evitar gargalos de produtividade, todas elas deverão ser executadas de forma automatizada. Caso contrário, você terá de deslocar funcionários para atividades repetitivas, como preenchimento de planilhas e transcrição de dados.

Felizmente, tudo isso pode ser feito com um ERP automaticamente e em tempo real por meio da integração. Para tal execução, é preciso que tanto o ERP quanto o sistema de serviços financeiros dialoguem bem entre si para garantir a eficiência do processo de troca de dados. É assim que o Acesstage se alia perfeitamente ao ERP oferecido pela Atos Data, o Protheus da TOTVS. 

Como funciona a integração Accesstage?

No Accesstage, sua empresa vai conectar esse software com os sistemas dos bancos utilizados nas transações diárias. A partir de então, todas as suas tarefas de transações financeiras com clientes e fornecedores serão realizadas dentro dessa plataforma, sem a necessidade de utilizar diretamente o Internet Banking das instituições.

Para isso, há uma ferramenta chamada de EDI — Eletronic Data Interchange —, que realiza a automação da documentação de um negócio. Assim, ao identificar a necessidade de um pagamento ou de uma cobrança, o EDI do Accesstage vai coletar e enviar toda a documentação necessária para efetuar a transação com o banco. 

Por exemplo, imagine que sua empresa trabalhe com serviços que demandam o pagamento de assinaturas mensais com boleto bancário ou cartão de crédito. Em vez de ter um funcionário processando a cobrança todos os meses, o próprio EDI vai captar as informações do cliente e enviar para o seu banco executá-la. No caso do cartão de crédito, ele vai inserir os dados pessoais do cliente, como número do cartão, nome e código de segurança, e pedir para que o sistema bancário realize a cobrança. 

Além disso, o Accesstage monitora o status de cada transação, relatando se elas estão pendentes, negadas ou confirmadas. Para os boletos, você pode rastrear todo o processo de emissão e compensação.

Quais os benefícios da integração Acesstage?

Com isso, você contará com vários benefícios que explicaremos detalhadamente a seguir:

Centralização das informações

Geralmente, uma empresa tem contas em mais de um banco, o que demanda a manipulação de várias aplicações ao mesmo tempo. Com o Acesstage, você centraliza todas elas em um só sistema. No entanto, sem a integração com o ERP, você ainda terá de lidar com dois softwares diferentes.

Quando a integração é implementada, o Acesstage passa a funcionar como um módulo do ERP, isto é, você precisará rodar somente um sistema. Isso facilita o acesso às informações para seus funcionários, pois eles não terão de procurar os dados que precisam em várias janelas e abas.

Mais produtividade

Menos tempo gasto com tarefas repetitivas e procura por informações permite que seus colaboradores foquem nas atividades mais importantes para o desenvolvimento do seu negócio. Por exemplo, em vez de o time de vendas gastar horas com o processamento de pagamentos e cálculo do fluxo de caixa, eles poderão pensar em uma estratégia de atração e fidelização de clientes. Além disso, um processo que demoraria horas manualmente será feito em apenas alguns segundos.

Informação em tempo real

Como tudo é automatizado, assim que um dado é modificado pelo banco ou pelo Acesstage, todas as informações serão imediatamente transmitidas ao ERP. Assim, o gestor terá acesso à situação atual da empresa para tomar suas decisões. Isso ajuda a ganhar vantagem competitiva, pois é possível responder melhor às oportunidades do mercado.

Por que contar com a Atos Data como parceira?

Segurança

Todos os processos de integração da Atos Data seguem as melhores normas de governança e de segurança em TI, isto é, somente criamos soluções que impedem a ação de hackers ou vazamentos. Isso é essencial quando estamos lidando com dados sensíveis, como os bancários, que podem gerar cobranças equivocadas nas contas dos clientes — comprometendo, assim, a reputação do seu negócio.

Garantia de integração total

A Atos Data se certifica, com vários processos de controle de qualidade e testes, que todas as modificações e inserções realizadas no ERP sejam transmitidas imediatamente para o Acesstage e vice-versa. Isso é possível por um processo chamado de integração nativa, ou seja, o próprio ERP comercializado pela Atos, o Protheus, tem um módulo no qual os programadores podem elaborar o código de integração. O sistema vai implementá-lo rapidamente e incorporar o Acesstage ao layout do Protheus como se ele fosse uma ferramenta que sempre esteve ali.

Portanto, com a integração Accesstage, sua empresa poderá contar com o melhor da gestão de serviços financeiros dentro do melhor ERP do mercado. Assim, ela colherá os benefícios dos dois, mas sem os inconvenientes de operar dois softwares ao mesmo tempo, o que aumenta a chance de erros humanos e reduz a produtividade. 

Quer saber como as soluções da Atos Data podem melhorar os processos de gestão da sua empresa? Então, entre em contato com a gente!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>