fbpx

Entenda como emitir a ECF utilizando o ERP Protheus

Todas as empresas têm diversos tipos de obrigações para com o Fisco. Um bem óbvio é o pagamento de tributos das mais diferentes espécies. No entanto, há outros secundários, que permitem à Receita Federal fiscalizar e auditar as contas prestadas para encontrar inconsistências ou erros de cálculos.

Para isso, existe a Escrituração Contábil Fiscal, que é feita digitalmente e pode ser automatizada no ECF Protheus. Assim, sua empresa terá um controle completo das contas sem que os funcionários precisem ficar horas checando diferentes sistemas e integrando manualmente os dados.

Quer saber mais? Acompanhe este conteúdo! 

Em que consiste a ECF? 

No Brasil, praticamente todas as modalidades de pessoas jurídicas têm de pagar pelo menos um dos seguintes impostos: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ou Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Para calculá-los, é preciso informar à Receita Federal o valor das operações sobre as quais incidem os impostos.

Assim, não basta fornecer o saldo das transações — deve-se registrar cada uma delas. Antigamente, isso era feito em um livro físico, mas hoje há o ECF para facilitar a vida do contribuinte.  

Esse sistema de estruturação foi criado na Instrução Normativa 1.422/2013 da Receita Federal, atualizada em 2014 pela Normativa 1.489. Para que a ECF seja aceita, é preciso seguir o formato detalhado no Manual de Orientação da Declaração. Lá, também estão todas as regras para a entrega e a retificação.  

Quem deve declarar nos moldes da ECF? 

No sistema tributário brasileiro, temos dois tipos de obrigações: as principais e as acessórias. Na primeira categoria, encontra-se o pagamento do imposto em si, ao passo que a última se refere à documentação imprescindível para a auditoria fiscal.

A ECF é uma obrigação acessória essencial para todas as empresas que optaram pelos Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado. Até mesmo quem tem isenção e imunidade tributária deve apresentar a ECF. 

Algumas modalidades de Pessoa Jurídica, por outro lado, não precisam cumprir com essas regras, como: 

  • empresas do Simples Nacional; 
  • órgãos públicos; 
  • PJ em inatividade.  

Todas as demais podem ser consideradas inadimplentes caso não apresentem a ECF completa nos moldes da lei. 

Como é o sistema Protheus na ECF?

Trata-se de um ERP cheio de funcionalidades interessantes, que tornam o processo de escrituração fiscal muito mais simples. A seguir, veja algumas vantagens. 

Facilidade nos registros das transações 

Sem um sistema completo como o Protheus, provavelmente seus funcionários precisarão inserir as mesmas informações em diferentes plataformas. O ERP da TOTVS conta com um módulo de integração nativa, no qual os dados de suas outras plataformas de vendas e gestão são simultaneamente registrados no ECF. 

Recuperação das informações de ECFs anteriores 

Muitas informações podem ser aproveitadas das ECFs anteriores para facilitar o processo de elaboração dos relatórios, como dados de cadastro. Além disso, há inúmeras operações passadas que podem influenciar nos cálculos fiscais do ano corrente.

Sem um software, o contador terá de ficar conferindo as escriturações arquivadas. Já o ERP permite a automação dessas tarefas, reduzindo as chances de erros e evitando que qualquer informação seja omitida. 

Mapeamento simples e rápido do plano de contas 

Com as ferramentas do Protheus, você tem acesso a um mapeamento de todas as contas importantes para o ECF, como: 

  • contas do ativo; 

  • contas do passivo; 

  • contas do patrimônio líquido; 

  • contas do resultado; 

  • contas de compensação etc. 

Além disso, é possível categorizá-las de acordo com indicadores do tipo, nível e código da conta.  

Cálculo simples do IRPJ e da CSLL 

Manualmente, podem ser necessários vários dias para calcular os impostos, pois há muitas operações distintas envolvidas. Por essa razão, os ERPs revolucionaram a produtividade do setor fiscal, pois tudo é feito de forma completamente automatizada.

Um bom sistema recebe constantemente atualizações para mantê-lo em conformidade com a lei. Desse modo, todos os anos você terá declarações rápidas e precisas sem precisar se preocupar com problemas na Receita Federal.  

Relatórios automatizados no formato exigido pela lei 

O Manual de Orientação da ECF tem mais de 600 páginas, com todos os detalhes sobre a organização e o formato do relatório. O Protheus é um ERP que segue todos os detalhes da legislação, para que você nunca tenha de retificar suas declarações. Cada campo de registro e bloco permite uma escrituração fiscal completíssima. 

Qual é a importância de uma consultoria para o Protheus? 

Todo o processo de implementação de uma ferramenta deve ser acompanhado por uma empresa especializada. Assim, você perceberá as vantagens que reunimos a seguir. 

Personalização 

Por falta de informação, muitas empresas acabam escolhendo ERPs padrões, que já vêm prontos para a instalação sem se adaptarem às necessidades específicas do negócio. Com o tempo, elas percebem que foi um erro, pois os sistemas não se adéquam aos processos internos.

Há um excesso de ferramentas subutilizadas, enquanto faltam outras mais importantes para o seu negócio especificamente. Uma consultoria de ERP, por outro lado, começa o seu projeto com um mapeamento dos fluxos de trabalho da empresa.

Depois disso, são selecionados todos os módulos necessários para o sucesso da sua estratégia corporativa. Assim, além de ter uma escrituração fiscal completa, você contará com ferramentas importantes para colher o máximo de produtividade e eficiência em todas as tarefas. 

Treinamento 

Outro grande diferencial de uma consultoria é o fornecimento de um treinamento completo para que todas as suas equipes saibam como manipular o Protheus com maestria. Geralmente, ao comprar uma solução pronta, os colaboradores têm de descobrir as funcionalidades por conta própria, a partir de um manual (que costuma não ser muito detalhado e claro). 

Implementação 

A implementação é um procedimento muito mais amplo do que uma mera instalação. Ela também inclui toda a adaptação ao ERP, como o redesenho de processos, a adoção de indicadores, a mudança de cultura etc. Com isso, ao final você terá todo o subsídio necessário para o sucesso da sua estratégia. 

Suporte

Por fim, o suporte estará disponível durante e após a implementação em caso de dúvidas ou qualquer outro tipo de problema. Desse modo, sua empresa fica assistida quanto a ocorrências que possam prejudicar as operações.  

Portanto, emitir a ECF no Protheus é uma opção que traz muitas vantagens para qualquer negócio. Além de uma integração completa, com o parceiro certo, você terá uma implementação muito mais ágil e segura. Desse modo, a tecnologia se torna realmente uma solução  em vez de trazer mais problemas com constantes manutenções e correções de erros.

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar seu negócio? Então, não deixe de entrar em contato conosco!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>