fbpx

Qual a importância do ERP para melhorar o controle do caixa na sua empresa?

Saúde financeira em empresas é coisa muito séria. Um ERP para controlar o caixa vem a ser, nesse caso, uma solução para assegurar que o saldo apurado em cada dia esteja sempre no azul.

Essa é uma necessidade ainda mais evidente em empresas já consolidadas, nas quais o volume de operações diário tende a ser elevado. Sem ferramentas que permitam acompanhá-las, seria muito fácil perder o controle, principalmente naquelas que operam com filiais.

Além disso, a visão de fluxo de caixa é talvez a mais importante visão financeira de uma empresa porque ela traduz fielmente sua situação econômica. A equação é simples: fluxo positivo é bom sinal, enquanto registros negativos pedem medidas de contenção ou mudanças estratégicas.

Avance na leitura e descubra como um ERP pode ajudar a melhorar esse controle e que funções você agrega com esse recurso.

Onde um ERP para controle de caixa entra nessa história? 

Para ser direto ao ponto, um Enterprise Resource Planning (ERP) ajuda no controle financeiro do fluxo de caixa, dando aos gestores visão panorâmica de valores que entram e saem.

Afinal, registro de caixa nada mais é do que a visão de todos os recursos que são movimentados pela empresa, ou seja, de todas as suas receitas e gastos. Ao longo do tempo, ele fornece informações valiosas sobre as finanças de um negócio, permitindo, por exemplo, comparar resultados em períodos semelhantes. Digamos, nesse caso, que você pretende saber como é a performance da empresa no mês de outubro. Para isso, pode consultar os saldos de caixa para esse mês nos últimos anos, habilitando-se, assim, a ter insights sobre suas atividades.

O ERP entra justamente como o sistema que vai não só garantir a manutenção desses dados como a sua integração com outros sistemas relacionados. Um exemplo disso é quando o setor de compras e estoque integrados passam a pautar suas rotinas com base no fluxo de caixa controlado por um ERP. 

Quais são as funcionalidades do ERP para esta função?

ERPs se caracterizam fundamentalmente por serem adaptáveis às rotinas de cada empresa. Ainda assim, a maioria apresenta funcionalidades comuns, a começar pela própria integração ao fluxo de caixa. A partir disso, o ERP pode funcionar como uma ferramenta de Business Intelligence (BI), tomando os dados coletados e transformando-os em relatórios estruturados.

De qualquer forma, para ficar nas funções de destaque, podemos citar:

  • suporte à elaboração de folha de pagamento, contabilidade, fiscal, financeiro e faturamento;
  • importação de arquivos xml de notas fiscais;
  • programação de cumprimento de obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas;
  • geração de reports para a tomada de decisão.

Como ele ajuda a otimizar o gerenciamento das entradas e saídas?

Por esses e outros motivos, um ERP para fluxo de caixa representa um tremendo salto de qualidade nas operações. Na sequência, confira os benefícios que ele incorpora e como ele ajuda sua empresa a controlar melhor suas finanças.

Mais precisão no fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa pode ser estruturado de diversas formas, dependendo dos objetivos em questão. Um deles é o fluxo de caixa projetado que, como o termo sugere, tem como finalidade projetar as contas a pagar e receber nos períodos que estão por vir.

Para esse tipo de controle, quem conta com um ERP tem vantagem graças às projeções feitas com base em dados em massa e cálculos baseados em ferramentas estatísticas. 

Processos mais alinhados

Quando cada setor da empresa “fala uma língua” ou seja, não conta com um sistema integrado, fica muito mais difícil coordenar as atividades. Seria o caso do estoque que não consegue um giro mais rápido porque sempre atrasam seus pedidos junto ao setor de compras. Pois esse tipo de problema deixa de existir com um ERP, já que todas as atividades de setores interdependentes são geridas em uma única plataforma.

Pagamentos em dia

Já que o fluxo de caixa consiste no registro de receitas e despesas, é esperado que os pagamentos de uma empresa dependam dele para permanecer em dia. O ERP pode, nesse caso, funcionar não só como uma ferramenta para alertar sobre o vencimento de prazos, como para informar sobre o impacto de eventuais juros sobre atrasos e outras informações. 

Folha de pagamento sem surpresas

Quem trabalha com vendas, via de regra, remunera seus profissionais com salários acrescidos de comissão. Nas empresas de grande porte, gerir esses pagamentos pode ser bastante complexo quando não se conta com um sistema capaz de suportar suas demandas.

Sem um sistema integrado, é grande o risco de erros de cálculo nos pagamentos, o que por sua vez respinga nos impostos e encargos trabalhistas. Nada disso acontece quando se tem um ERP capaz de calcular automaticamente os percentuais sobre comissões e, na sequência, os encargos incidentes sobre esses valores.

Seu estoque na sua mão

O que dizer, então, de um dos pontos mais sensíveis de empresas atacadistas e varejistas, o estoque? Afinal, se a loja é o coração, esse setor pode ser comprado com o pulmão de um negócio e o ar que entra nele são as mercadorias que abastecem gôndolas e prateleiras. Logo, um ERP ajuda a monitorar esse importante “órgão”, garantindo que ele cumpra suas funções básicas e faça ainda mais.

De que maneira ele automatiza certas funções financeiras?

Ao ser implantado, o ERP incorpora normalmente as funcionalidades de sistemas legados. Ou seja, todas as funções dos softwares anteriores são aprimoradas por meio da transferência dos bancos de dados para o novo sistema. Tudo isso, claro, se esse processo for acompanhado por uma parceria terceirizada e de credibilidade como a Atos Data.

Por que as soluções Atos Data ajudam a otimizar o fluxo de caixa?

Somos especialistas em soluções ERP para empresas dos mais diversos ramos e segmentos. Nosso staff é formado por profissionais certificados com experiência em áreas de negócios variadas. Todos os nossos consultores têm certificação e experiência em sistemas ERP e contamos, ainda, com especialistas nas tecnologias mais recentes e em várias metodologias de gestão de projetos, como as consagradas PMBOK e SCRUM .

Tudo isso nos credencia a ser sua melhor escolha ao implementar um ERP para fluxo de caixa na sua empresa. Conte com a Atos Data e tenha resultados acima da média.

Faça contato com a gente e conheça sem compromisso as soluções que temos para fazer sua empresa crescer e prosperar.

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>