fbpx

Por que devo utilizar um sistema de logística na minha empresa?

O investimento em novas tecnologias têm facilitado e otimizado vários processos que acontecem nas empresas. O sistema de ERP para logística é um claro exemplo de como os softwares podem agilizar as operações que acontecem nesse departamento. Essa ferramenta reduz a complexidade das operações, permite a integração entre os setores, controla os riscos, emite relatórios e traz uma série de outras vantagens para a modernização do setor logístico e de transportes da empresa.

Afinal, essas áreas precisam lidar com uma quantidade muito grande de informações e processos. Sendo assim, é natural que elas necessitem de auxílio tecnológico para lidar com eles. O sistema ERP é formado por vários módulos que se comunicam entre si e permitem o compartilhamento de um amplo banco de dados da empresa. Desse modo, a integração de informações entre os setores agiliza o trabalho.

Preparamos este artigo para que você entenda a importância de utilizar um sistema de ERP para as empresas que atuam nos setores de transporte e logística, de modo a obter mais praticidade e organização nas suas atividades. Boa leitura!

Organização de processos

O software facilita bastante o controle de processos. E seu sistema comporta a inclusão e a organização de um volume muito grande de dados referentes a vários setores da empresa, como logístico, estoque, financeiro, RH, compras, vendas, jurídico, etc. Nesse sentido, os procedimentos se tornam mais coordenados e todas as tarefas são unificadas.

Compartilhamento de informações

O adequado funcionamento das empresas pressupõe que os setores atuem de modo integrado. Nesse sentido, o sistema ERP oferece mais inteligência, visibilidade e qualidade no compartilhamento das informações. Dessa forma, os funcionários conseguem aumentar a produtividade e executar bem o trabalho, uma vez que poderão ter acesso facilitado aos dados contidos no sistema.

Isso é possível, pois os ERPs fornecem o fluxo adequado de informações que são trocadas entre vários departamentos, tudo em tempo real. Sendo assim, fica mais fácil tomar decisões mais ágeis e embasadas em dados reais e atualizados.

Otimização da gestão de pedidos e compras

O sistema ERP admite e facilita a gestão de pedido de compras, em decorrência da possibilidade de integração de informações e a igualação de todos os setores que fazem parte da empresa.

Sendo assim, a equipe de logística não terá que pausar o seu trabalho de pedidos até esperar que o diálogo e a troca de informações entre os setores de compras terminem. Como consequência, os dados seguem um fluxo mais ágil e instantâneo, melhorando a dinâmica das tarefas e trazendo mais produtividade para os funcionários.

Melhoria do controle de estoque

A integração dos processos melhora significativamente a qualidade do monitoramento de estoque e a organização do inventário. Afinal de contas, as tarefas que antes eram executadas de modo isolado e demoravam mais para serem concluídas, passam a ser mais ágeis com a implementação de um ERP logístico. Como elas passam a ser supervisionadas por esse software, é possível ter um controle maior sobre o fluxo de mercadorias, ou seja, a entrada e a saída de produtos.

Monitoramento das entregas

Um sistema moderno consegue acompanhar a rota do percurso que a mercadoria está seguindo até ser efetivamente entregue ao destinatário final. Assim, o sistema pode emitir alertas e comunicar a equipe de logística sempre que qualquer imprevisto acontecer durante o trajeto. Da mesma forma, fica mais fácil cumprir os prazos estipulados para a entrega e assegurar a conclusão da operação até o recebimento da mercadoria pelo destinatário final.

Agilidade nas entregas

Esse benefício está diretamente relacionado com o anterior. O monitoramento em tempo real das mercadorias é um instrumento que vai viabilizar a agilidade da entrega dos produtos até o cliente. E é exatamente isso que os clientes desejam: prazos de entrega reduzidos e a entrega do produto em bom estado, sem avarias.

Isso porque o ERP possibilita fazer uma roteirização do trajeto que o veículo terá que percorrer até os endereços de entregas. Sendo assim, o sistema consegue identificar as estradas e ruas com menos chances de trânsito, menos perigosas e que levam o motorista mais rapidamente até o destino final. Esse planejamento da rota contribui para agilizar significativamente a operação de entrega.

Redução dos custos

A diminuição dos custos é um dos maiores objetivos de toda transportadora, mas também um dos grandes desafios dessa empresa. Para isso, é necessário ter um planejamento adequado, uma boa gestão e organização nas operações.

E isso pode ser obtido por meio do uso de bom sistema ERP logístico. Essa ferramenta tem a capacidade de planejar as manutenções preventivas e corretivas, organizar as melhores rotas, pesquisar os procedimentos com o melhor custo-benefício, etc. Tudo isso para proporcionar a redução das despesas e a obtenção de lucros.

Segurança para as operações

A grande quantidade de informações coletadas e produzidas pelas empresas vai aumentando com o passar do tempo. É importante que tudo seja devidamente guardado para a necessidade de eventual acesso. E o software de gestão ERP logística ajuda as transportadoras a armazenar todos os dados que são gerados durante as operações.

Esses sistemas contam com mecanismos de criptografia que reduzem significativamente os riscos de invasão por terceiros não autorizados, fato que poderia trazer danos irremediáveis para os processos logísticos, como o furto e o extravio de informações. Além disso, o software também realiza backups, funcionalidade, cria uma cópia original e que preserva os dados, evitando perdas de informações em casos de panes ou instabilidades no sistema.

Espero que não restem mais dúvidas sobre os benefícios que um software contendo um sistema ERP pode trazer para o setor logístico da sua empresa. Esse mecanismo automatizado apresenta uma alta performance no controle e gestão de informações e tem o potencial de otimizar vários processos que acontecem na empresa. O que você está esperando para começar a investir nesse tipo de ferramenta?

Quer saber como otimizar as operações logísticas do seu negócio? Então, curta a página da Atos Data no Facebook e passe a interagir com a gente! Nós publicamos conteúdos que vão ajudar a melhorar o controle da sua empresa!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>