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Qual a importância de um ERP para e-commerce?

Os avanços tecnológicos e o uso da internet está transformando substancialmente o perfil do consumidor. Segundo os dados divulgados pela CNDL e SPC, 89% dos internautas realizaram compras pela internet entre os anos de 2018 e 2019. Além disso, as lojas virtuais oferecem aos investidores algumas facilidades quando comparadas aos modelos físicos, como a redução do investimento em infraestrutura e recursos humanos. 

Entretanto, para garantir o sucesso do empreendimento, todos os processos de gerenciamento devem ser cuidadosamente planejados. Desse modo, é indispensável implementar um ERP para e-commerce. Você sabe como esse software pode ajudar a sua empresa? Que tal descobrir quais os módulos utilizar para alavancar o seu negócio? Confira a seguir!

Por que o ERP para ecommerce pode ajudar a minha empresa? 

O Sistema Integrado de Gestão Empresarial é um software capaz de reunir, organizar e integrar diversos dados de um empreendimento, com o intuito de reduzir as falhas humanas e riscos, otimizar as execuções das tarefas e oferecer informações confiáveis para subsidiar as tomadas de decisões, tornando-as mais rápidas e corretas.

Cabe destacar que um ERP para ecommerce confiável deve ter boa interface e interatividade, além de ser flexível e adaptado à realidade do empreendimento. Com isso, torna-se possível impulsionar a loja virtual e acompanhar o seu crescimento ao longo dos anos.

Quais módulos implementar na loja virtual? 

Para escolher adequadamente os módulos a serem implementados recomenda-se que o empresário conheça as particularidades do seu empreendimento. Isso porque existem sistemas de gestão voltados aos diferentes tipos de mercados. Lembre-se ainda que o ERP deve oferecer integração com a plataforma da sua loja virtual e atender o maior número de necessidades do segmento do seu e-commerce. 

Para evitar prejuízos e outros transtornos é fundamental optar por uma empresa líder no ramo de softwares que ofereça treinamentos e um pós-vendas ágil, resolutivo e qualificado. Dito isso, veja quais são os principais módulos do erp para ecommerce. 

Estoque e Logística

Como você deve ter observado, a integração das informações é um dos pontos fortes do ERP para e-commerce sobretudo, nos casos em que existe grande diversificação de produtos. O sistema oferece em tempo real os dados sobre a disponibilidade de produtos em estoque e saída de mercadorias, além de outras previsões, como rastreamento de pedidos dos clientes, fretes e acompanhamento das compras. 

Com isso, é possível fazer o gerenciamento eficiente das mercadorias, reduzindo os gastos com estoque e perdas. Possivelmente você ouviu dizer que o estoque é o coração do negócio. Pois bem, conhecer quais mercadorias estão indisponíveis na sua loja e ter à sua disposição um relatório detalhado das últimas vendas significa melhorar o atendimento aos consumidores e aumentar a satisfação e fidelização dos clientes. 

Faturamento e Financeiro 

Certamente, o controle financeiro é um dos pontos fortes do ERP para e-commerce. Além da integração de todas as informações em uma única plataforma, o software possibilita o gerenciamento das atividades financeiras, por exemplo, receita disponível, tributação de produtos, lucros e despesas. 

Utilizar um sistema de gestão especializado possibilita uma visão holística — e detalhada — do empreendimento. Os relatórios confeccionados por meio da integração e cruzamentos de dados, assim como os KPIs (Indicador chave de desempenho) permitem ao gestor atuar de forma organizada e transparente, controlando adequadamente todas as transações da loja virtual. 

Fiscal 

O ERP para e-commerce possibilita ao empreendedor emitir notas fiscais (físicas e eletrônicas) e boletos de maneira descomplicada e ágil. Utilizando o sistema também é possível prover o intermédio entre a loja virtual e o banco no que se refere à emissão de boletos. As cobranças podem ser destinadas de forma automatizada aos clientes devedores.

Outro aspecto importante deste módulo é que devido ao projeto flexível do software ele pode ser adaptado às particularidades do negócio e da legislação tributária. Portanto, é possível apurar o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ademais, o módulo fiscal é responsável por gerar o arquivo de Escrituração Fiscal Digital (Sped). 

CRM e administração

O CRM (Customer Relationship Management) é o módulo de gestão de relacionamento com o cliente. Objetivando maximizar as vendas, ele cria um histórico das informações pertinentes ao negócio e facilita o acompanhamento de propostas comerciais e prospecções. 

As principais funcionalidades do CRM são:

  • tela de atendimento ao cliente;
  • questionários;
  • curva de assuntos ABC;
  • agenda por atendente;
  • controle de ocorrências
  • exibições de lembretes.

Além disso, esse módulo pode produzir dados norteadores das ações de marketing da empresa. 

Já o módulo de administração, por sua vez, armazena todos os cadastros dos usuários, bem como controla e gerencia as permissões de acesso ao ERP utilizado pela loja virtual. 

Quais são os benefícios do ERP para e-commerce?

Como você deve imaginar, um bom sistema de gestão pode oferecer diversas vantagens ao seu empreendimento. O ERP permite ao gestor organizar e controlar todo o negócio utilizando apenas uma plataforma de maneira rápida e eficiente. Existem outros benefícios. São eles:

  • maximização da produtividade e economia de tempo;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • automatização na execução de tarefas;
  • aprimoramento do relacionamento com o consumidor;
  • fidelização e retenção de clientes;
  • diminuição dos custos com estoque;
  • otimização e padronização dos processos;
  • redução de pessoal;
  • Segurança dos dados da empresa;
  • relatórios detalhados (finanças, estoque, fiscal etc).

O ERP para e-commerce pode oferecer diversas soluções e vantagens ao seu empreendimento, não é mesmo? Investir em um software especializado é uma das melhores estratégias para aprimorar a gestão empresarial e aumentar o índice de reconhecimento da marca no mercado. 

Eliminar os erros, otimizar e controlar os processos é sinônimo de redução dos rompimentos, ampliação dos lucros e praticidade na execução das tarefas cotidianas da loja virtual.

E não é só isso! Contratar um sistema de gestão especializado garante a profissionalização e modernização do empreendimento, bem como amplia o nível de satisfação dos clientes. Um cliente satisfeito pode ser fidelizado e divulgar a sua marca e produtos para as pessoas de seu convívio.

Essas são as principais informações sobre o ERP para e-commerce. Para receber outros conteúdos interessantes, assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores soluções para a sua loja virtual!

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