fbpx

Integração Mercos: saiba como fazer e o que mudou na Meus Pedidos!

Muitas vezes, uma empresa cresce demais e seu sucesso traz novos objetivos e missões, muito além daquelas propostas inicialmente. Frequentemente, isso acaba demandando uma mudança muito maior em um processo conhecido como rebranding, isto é, a reformulação completa da marca. Assim, o nome e os logos têm de mudar.

Foi exatamente isso que aconteceu com a Meus Pedidos. Inicialmente, ela era somente um sistema para o representante tirar pedidos. Hoje, sob a nova marca Mercos, a empresa evoluiu e apresenta muitas outras funcionalidades. Por isso, vale a pena que você conheça tudo sobre a integração que a Atos Data desenvolveu entre o ERP Protheus e a Mercos.

Para além da automação, de pedidos, a Mercos se tornou uma ferramenta completa para a gestão comercial dos negócios, com módulos envolvendo vários agentes, como o representante, a equipe de apoio interno, o gerente comercial, o marketing, o TI etc.

Devido à alta complexidade, o nome não poderia mais se referir a somente uma ferramenta específica — era hora de mudar. Se você quiser conhecer mais sobre essa estratégia de rebranding e sobre as novidades que a Mercos trará, não deixe de acompanhar o nosso post até o final!

Por que a Meus Pedidos mudou de nome?

Já explicamos um pouquinho dessa história na introdução, mas é hora de nos aprofundarmos. Em 2018, a Meus Pedidos completou 8 anos de sua fundação, sendo uma das ferramentas de pedidos mais utilizadas no país e contando com mais de 5 mil clientes.

No total, no ano passado, a plataforma movimentou mais de R$ 20 bilhões de reais em vendas. Ou seja, a empresa deixou de ser uma simples fornecedora de tecnologia para ser uma importante peça da movimentação comercial brasileira.

Tudo isso foi gerado em um cenário em que o Brasil ainda enfrenta vários desafios políticos e econômicos. Com isso, uma nova missão foi surgindo dentro da equipe: como são estruturais, esses problemas não serão resolvidos rapidamente.

Assim, a empresa não poderia ficar parada esperando as coisas melhorarem, era preciso ajudar os vários empreendedores brasileiros a realizarem seus sonhos o quanto antes. Consequentemente, ela assumiu uma nova missão: ajudar a movimentar a economia do país ao ajudar os empreendimentos a conquistar novos mercados.

É um escopo muito grande, não é mesmo? Por isso, eles precisaram de um reformulação total da marca. Então, eles buscam aprimorar continuamente a plataforma para melhorar a eficiência das transações comerciais a fim de gerar novos empregos, aumentar a renda das famílias e permitir novos investimentos — e espera-se criar um ciclo virtuoso na economia.

Além disso, a empresa criou um manifesto e, em todos os elementos da marca, busca expressar seu compromisso em melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Todos estes valores e essa visão sobre sua participação na economia brasileira são compartilhados pela Atos Data, parceira da Mercos nesta construção de um Brasil melhor.

Se você já tem um ERP integrado, isso vai mudar?

Se você está preocupado que essa nova estratégia traga muitas mudanças para o seu negócio, não se preocupe! Não haverá praticamente nenhuma mudança na integração com o seu sistema ERP. O objetivo da Mercos é que você continue realizando o trabalho operacional do setor da mesma forma de sempre, com a facilidade de uma plataforma comercial que funciona dentro do ERP sem nenhum ruído.

Você pode ver, sim, algumas modificações, mas elas se restringem à inserção de novas ferramentas ou à modificação da identidade visual. Porém, seus funcionários provavelmente utilizarão os mesmos comandos e as mesmas telas de sempre, tendo acesso às informações dos clientes e dos pedidos em tempo real. Confira a seguir as vantagens da integração Mercos com seu ERP:

  • acesso off-line: os backups do sistema são gerados automaticamente para que os times possam acessar a informação off-line em caso de algum problema de energia, por exemplo;

  • eliminação da necessidade de redigitação de pedidos e da conferência manual da política comercial: todas as burocracias foram automatizadas de forma que você possa direcionar suas equipes para onde elas realmente gerarão mais receita e mais lucratividade para seu negócio;

  • indicadores em tempo real: a plataforma conta com indicadores que são atualizados instantaneamente a cada transação registrada;

  • dashboard: as informações sobre os indicadores e atingimento das metas diárias estão dispostas em um painel de fácil visualização, inclusive mostrando as divisões geográficas para mostrar quais regiões precisam de mais atenção.

Além disso, a Mercos agora busca melhorar as relações entre seus clientes e os vendedores ao facilitar a visualização de dados no momento da tentativa de conversão do cliente. Para aumentar sua persuasão e personalizar a venda, o vendedor terá acesso às seguintes informações:

  • histórico de compras do cliente e produtos que potencialmente precisam de reposição no estoque da empresa dele;

  • a taxa de lucro do pedido atual;

  • as promoções, ofertas e cupons disponíveis naquele momento para que o cliente compre algo além do que planejava e também sinta que está conseguindo vantagens no pedido atual;

  • criação automática de mix de produtos personalizados para o cliente com base em seu setor de atuação, histórico de compra e tendências atuais.

Esses benefícios vão atingir todos os portes de negócios desde os representantes comerciais autônomos até negócios que gerenciam uma carteira de milhares de clientes e de prospects.

Quais as vantagens da integração Mercos para o seu negócio?

Processos padronizados

Você pode criar fluxos de trabalho padrões que são seguidos automaticamente, sem possibilidade de alteração pelos colaboradores. Com isso, você melhora o desempenho dos processos de vendas e de administração, garantindo uma comunicação ágil e precisa e aumentando o controle sobre os processos de sua empresa.

Integração via API

Com a API da Mercos, é possível construir integrações nativamente dentro do seu ERP. Isso é especialmente verdade para os ERPs de ponta do mercado, como o Protheus, cuja integração desenvolvida pela Atos Data é homologada pela Mercos.

Otimização de tempo

Devido à automação, seu time de vendas não precisa mais perder tempo validando os pedidos. Com isso, a equipe pode focar em estratégias de geração de valor para seus clientes.

Erros de digitação? Nunca mais!

Com a automação, não existe mais erro humano ou perda de informações. Assim, você elimina a possibilidade de preenchimento de informações incorretas ou duplicados. Portanto, não há o risco de retrabalhos de sua equipe.

Estatísticas confiáveis de vendas

Estamos vivendo em uma era na qual o acesso às informações estratégicas definem o sucesso de um negócio. Com a Mercos, seus vendedores terão dados em tempo real de vários setores da empresa para tomar uma decisão rápida e precisa.

Com todos esses benefícios da integração Mercos, sua empresa não pode deixar de investir nessa solução o quanto antes. Caso você contrate a consultoria de uma empresa experiente, como a Atos Data, para fazer a integração, você terá um serviço completo que envolve desde a implantação até o treinamento dos funcionários.

Ao dispor desses recursos você terá um módulo de gestão comercial funcionando plenamente dentro do seu ERP de uma forma personalizada às suas necessidades atuais e futuras.

Quer saber mais sobre essa e outras opções de integração oferecidas pela Atos Data? Então, não deixe de entrar em contato com nossa empresa!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>