Por que contar com um suporte para seu sistema ERP: veja 11 motivos

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Um ERP (Enterprise Resource Planning), Planejamento de Recursos Empresariais, em português, é fundamental para auxiliar nos processos organizacionais. Ele permite que você obtenha diversas vantagens, como automatização de tarefas, integração das áreas de negócio, otimização do fluxo de trabalho, redução de custos e agregação de valor.

Essas são apenas algumas das vantagens obtidas com um software de gestão. Entretanto, não basta implantar um sistema, é de grande importância contar com um suporte para o seu ERP de qualidade oferecido pelo fornecedor ou por uma empresa especializada.

Pensando nisso, elencamos os principais motivos pelos quais você deve contar com um suporte ERP para a sua empresa. Confira!

11 motivos para contar com um suporte ERP

1. Rápida resolução de dúvidas

Devido às diversas funcionalidades e tarefas envolvidas no sistema adotado pela sua empresa, é normal que os usuários se deparem com situações de dúvidas relacionadas ao uso do software. Logo, a sua rápida resolução é um dos principais motivos para contar com um suporte ERP eficiente.

Também vale ressaltar que a obtenção de respostas objetivas para esclarecimentos traz um considerável ganho em economia de tempo para a execução de atividades e, como consequência, uma maior produtividade.

Por exemplo, se a sua equipe não consegue identificar como acessar detalhes de projeções do estoque ou dados de um determinado fornecedor, a produção fica paralisada até que a solução seja encontrada.

A consultoria serve como um canal de comunicação, que fica no intermédio entre a ferramenta e os usuários. Em decorrência disso, a equipe interna consegue utilizar melhor o sistema, aproveitando todos os seus recursos de forma inteligente, para o bem da empresa.

Assim, a qualquer momento o suporte pode trazer respostas para essas e outras questões de todos os envolvidos, com a execução dos processos por meio da aplicação. Isso eleva a confiança da equipe, que tem a certeza de poder contar com o apoio de profissionais qualificados e dispostos a ajudarem no uso da ferramenta.

2. Melhora da experiência do usuário

A experiência do usuário será muito melhor se ele puder contar com uma assistência de qualidade, principalmente quando há pouca familiaridade com o sistema. Se não houver o apoio necessário por parte de uma corporação que entenda o software, dificilmente os usuários conseguirão se ajustar ao novo.

Mesmo com uma equipe qualificada, ferramentas novas tendem a gerar um certo desconforto até a total adaptação, especialmente se esses usuários estão acostumados a trabalhar há anos com outra metodologia.

Como consequência, a experiência pode ser pouco vantajosa para eles e para a empresa. Afinal, colaboradores insatisfeitos prejudicam os índices de produtividade da organização, já que não conseguem compreender suas funções e desempenhá-las com o devido cuidado.

Para evitar esse cenário, um suporte ERP auxilia na adaptação dos usuários, detalhando características do sistema, modos de uso, especificações técnicas e procedimentos corretos de utilização.

3. Diminuição de erros

Todo gestor de empresas quer que a ocorrência de erros seja mínima. A diminuição de falhas está estritamente ligada à rápida resolução de dúvidas e à melhora da experiência do usuário, proporcionadas pelo suporte. Além de custarem tempo, erros também trazem prejuízos financeiros.

Por esses motivos, é importante reduzi-los ao máximo, caso contrário, os danos poderão ser constantes. Assim, para evitar situações imprevistas, a consultoria de uma companhia parceira é indispensável.

Um exemplo de erro comum é a falta de conhecimento do usuário sobre quais recursos estão sendo usados por ele. Por isso, não deixe de recorrer, sempre que necessário, ao auxílio do suporte ERP. Ele tem todas as respostas para que você se previna de possíveis equívocos.

4. Otimização dos processos gerenciais

Quando a assistência é eficaz, sem dúvidas os processos gerenciais são simplificados. Isso também impacta nos procedimentos produtivos, já que um software de gestão permite que você tenha o controle administrativo de maneira rápida, padronizada e com uma interface amigável e intuitiva.

Por exemplo, mediante o uso do software de gestão você pode verificar desvios como a inserção de dados incorretos, o que possibilita o reconhecimento e a rápida tomada de medidas corretivas, sem afetar o fluxo de trabalho.

Além disso, você pode fazer o monitoramento em tempo real das atividades que estão sendo feitas. Dessa forma, é possível obter relatórios precisos de acordo com as necessidades, como o mapeamento de desempenho em determinado período de tempo.

Portanto, tenha em mente que um sistema de apoio contribui para os processos gerenciais, bem como para todas as demais operações da empresa. Isso torna esse tipo de consultoria ainda mais importante para o andamento das atividades.

5. Treinamento da equipe

Contar com o suporte ERP para o treinamento da equipe é essencial para que haja o entendimento contínuo do funcionamento do sistema. Uma vez que as atividades do dia a dia dependem do software, é preciso que todos os detalhes sejam esclarecidos e que haja uma constante comunicação com especialistas.

No momento em que o programa é instalado, o suporte entra com as informações necessárias para que os colaboradores conheçam todas as funcionalidades do software. Com o passar do tempo, esse serviço é útil para aprimorar o conhecimento de todos e ajudar a extrair melhores resultados nas operações cotidianas, mesmo diante de alterações de demanda ou de metodologia de trabalho.

Além disso, após a implantação do sistema, existe a possibilidade de alteração dos usuários que foram originalmente treinados. Isso pode ocorrer pela saída deles da empresa ou por mudança de cargo. Portanto, há a necessidade de novos treinamentos para os colaboradores recém-chegados.

6. Geração de novos negócios

Um apoio adequado ajuda no fechamento de novos negócios. Como os colaboradores utilizam a aplicação, explorando todas as possibilidades de que ele dispõe, ajudam a reduzir gargalos que geram perda de tempo com tarefas isoladas e trabalhosas, como inserir dados manualmente em planilhas.

Com o software de gestão aliado a um suporte ERP qualificado você tem tranquilidade na gerência das atualizações do sistema para focar no atendimento às demandas dos clientes, aumentando as chances de fechar novos negócios. Isso gera valor para sua empresa, tornando-a mais competitiva.

7. Melhor ROI

Melhorias como a otimização de processos, diminuição de erros e conquista de novos negócios ajudam a impactar o ROI, índice que mensura o retorno sobre o investimento. Afinal, a companhia passa a faturar mais e a gastar menos, compensando todo os dispêndios realizados ao longo do crescimento.

Isso também reflete a melhora da precisão dos processos, que garantem os resultados planejados. As atividades são mais rápidas e as soluções saem antes do esperado, o que impulsiona a vantagem competitiva.

8. Identificação de problemas

Um bom serviço de assistência também ajuda na identificação de problemas e prevenção de futuros entraves operacionais. Dessa forma, a companhia consegue uma visão ampla para a gestão, que pode se prevenir e se preparar para possíveis incidentes, fazendo melhores escolhas. Assim, a corporação se torna mais consistente e mantém sua posição no mercado.

O próprio sistema da empresa passa a ficar mais disponível, gerando menos gargalos e menos prejuízos para outros setores que dependem dele. O TI da organização acaba, assim, tendo menos demandas operacionais para resolver.

9. Satisfação do cliente

Além de auxiliar na experiência do usuário interno, o suporte também afeta o cliente externo, que usufrui dos produtos/serviços e paga por eles. Com um ERP funcionando cada vez melhor, a organização consegue gerar valor para o consumidor e atender às suas necessidades com agilidade e precisão.

Se os incidentes internos são reduzidos, o público sente mais praticidade na solução de suas demandas. E isso, claro, contribui para a fidelização das pessoas que se relacionam com a corporação: já que ficaram satisfeitas, elas não hesitam em voltar a negociar com a companhia. Com uma base de compradores fiel, o crescimento é garantido.

10. Redução de custos

Outro grande fator é a redução de custos. Com a assistência de uma empresa parceira confiável, a gestão da contratante recupera o controle das informações e extrai o máximo do poder de integração do ERP. Em razão disso, é possível controlar melhor o estoque, a entrada e a saída de mercadorias sem grandes erros.

Assim como mencionado em um dos tópicos anteriores, o software fica menos indisponível, o que poderia desencadear perda de dinheiro. Com a manutenção inteligente, é possível evitar grandes despesas com serviços rápidos em casos de incidentes.

11. Auxílio com as atualizações técnicas

As constantes mudanças nos softwares de ERP provenientes da evolução tecnológica permitem a criação de novas funcionalidades ou ajustes nos módulos existentes. Isso requer a implantação/configuração dessas novas rotinas no sistema e atualização de conhecimento dos usuários.

Portanto, outro benefício é a contribuição da equipe da organização parceira com as atualizações técnicas da aplicação. Com a ajuda do suporte, essa adaptação é facilitada, já que o time externo é composto por especialistas que dominam a ferramenta e ficam encarregados de treinar os colaboradores, como vimos em um dos tópicos anteriores.

Isso coopera com a melhoria na utilização do dia a dia e na manutenção do sistema sempre ativo e funcional, evitando perda de dinheiro, mas também abrangendo o reforço à segurança, para prevenir brechas, vulnerabilidades e outros riscos. Assim, fica clara a importância de contar com um suporte ERP para a sua empresa. No entanto, busque sempre organizações reconhecidas, com solidez no mercado e que ofereçam todo o auxílio necessário para a utilização do programa.

Como vimos, devido a um auxílio profissional, com soluções interativas, inteligentes e modernas, a agilidade na tomada de decisões é garantida, gerando melhores resultados para a sua companhia.

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