fbpx

Protheus outsourcing: entenda por que terceirizar atividades relacionada ao ERP

Uma empresa tem muitas demandas em seus mais diferentes setores. Caso ela não seja capaz de melhorar constantemente as atividades principais para a oferta do melhor produto ou serviço para o cliente, estará fora do mercado rapidamente. Por essa razão, a prática ideal tem sido delegar as ações secundárias para terceiros. No caso da implementação e da manutenção do ERP da TOTVS, chamamos isso de Protheus Outsourcing.

Assim, você poderá colher todos os benefícios da gestão automatizada de recursos corporativos sem se preocupar com os aspectos técnicos da TI. Quer saber mais sobre o tema? Então, acompanhe nosso post até o final!

O que é o Protheus outsourcing?

Outsourcing é uma prática corporativa em que sua empresa contrata uma terceira parte para executar serviços secundários, que potencialmente poderiam demandar a admissão de novos funcionários ou a mobilização da sua mão de obra atual. Isso desvia o seu foco das atividades centrais do negócio. Em geral, essa técnica pode ser empregada em uma ampla variedade de tarefas, principalmente no back office, como é geralmente o caso da TI.

Apesar de ser um termo bastante comum, várias pessoas ainda confundem o outsourcing com a terceirização. Essa última, porém, geralmente se restringe à mão de obra e a tarefas bem pontuais. Já o primeiro é muito mais amplo e pode ser empregado em processos inteiros, como na instalação de infraestruturas completas para softwares. Além disso, vai além dos recursos humanos e abrange todos os materiais necessários para que determinada estratégia seja bem-sucedida.

Como funciona esse serviço?

No caso dos ERPs, ela recebe um nome específico: Application Management Outsourcing Services (AMS). Ele pode ser traduzido como Serviços de Terceirização de Gerenciamento de Aplicativos, que incluem todos os processos e metodologias para manter, otimizar e gerir os ambientes de ERPs. Assim, quando você contrata o Protheus Outsourcing, você conta com:

  • desenvolvimento de uma plataforma personalizada para as necessidades da sua empresa;
  • integração com os demais softwares que você já utiliza;
  • testes para que não haja nenhuma falha durante as suas operações;
  • manutenção com correção de bugs e instalação de atualizações;
  • suporte técnico sempre disponível para tirar suas dúvidas e resolver qualquer problema.

Com todos esses serviços, você terá toda a tranquilidade para implementar um ERP na sua empresa sem aquele receio de que isso vá atrapalhar suas atividades principais. Hoje em dia, a manutenção de equipes internas de TI é muito dispendiosa, pois os profissionais da área são bastante caros e raros no mercado. Desse modo, para não correr o risco de colher as consequências de vários erros nesse processo, não deixe de investir no outsourcing. Assim, você terá uma empresa altamente qualificada em TI cuidando da sua estratégia.

Quais os benefícios do outsourcing da AMS?

São várias as vantagens de contratar um serviço externo para cuidar das atividades relacionadas a seu ERP. A seguir, vamos falar das principais delas para que você não tenha mais nenhuma dúvida sobre o assunto!

Foco naquilo que realmente importa

Há um jargão muito famoso no mundo dos negócios: “focar no core business”, mas o que isso significa? Toda empresa tem atividades primárias ligadas ao processo de produção de produtos e/ou serviços oferecidos aos clientes. Por exemplo, em uma empresa de vestuário, todos os procedimentos diretamente voltados à fabricação de roupas são o “core business”.

No entanto, todo negócio também precisa realizar uma série de ações para a manutenção da empresa, como gerenciamento de recursos humanos, manutenção da Infraestrutura de TI, realização de cálculos contábeis e financeiros, entre tantas outras. Essas são as chamadas atividades secundárias, que também são muito importantes. Porém, se você investe demais nelas, não sobrará recursos para melhorar o seu “core business”.

Como solução, surgiu o outsourcing, no qual você contrata um negócio para cuidar dessas tarefas em vez de montar uma equipe interna. Com isso, a maioria dos seus colaboradores precisará se preocupar somente com a produção dos melhores produtos e serviços para os seus clientes.

Redução de custos

Montar uma infraestrutura de TI para implementar e manter um ERP é muito caro. Afinal, você precisará contratar diversos funcionários com habilidades diferentes:

  • é preciso um gestor de projetos para que a instalação seja rápida e suave, sem a interrupção das atividades principais;
  • também é imprescindível a admissão de desenvolvedores de sistemas para personalizar o ERP para as necessidades de negócio;
  • e, por fim, um gerente de TI, o qual ficará a cargo da manutenção da ferramenta para que ela fique disponível 24 horas.

Essa é a equipe mínima, pois, dependendo dos seus objetivos e do porte do negócio, muitos outros podem ser necessários. Portanto, não é um processo barato quando você faz esses processos por conta própria. No outsourcing, você paga um valor fixo para que uma empresa especializada e completa faça todo o serviço.

Aumento de produtividade

Como não precisarão se dedicar a atividades secundárias, seus profissionais poderão se focar inteiramente ao core business. Assim, há um ganho de produtividade enorme. Entretanto há uma outra vantagem bem significativa: isso reduz o tempo de interrupção das suas atividades primárias durante a instalação do ERP. O fornecedor vai planejar o processo de uma forma a fazer uma implementação gradual. Ademais, durante todo esse tempo, haverá profissionais orientando e treinando os seus funcionários.

Garantia da melhor utilização dos sistemas

Uma empresa de outsourcing de TI tem bastante experiência de mercado, sabendo quais são as ferramentas mais importantes para a conquista dos seus objetivos estratégicos. Além disso, ela conhece o Protheus a fundo de forma a poder incorporar suas ferramentas a todos os processos do seu negócio. Com isso, você ganhará muito mais eficiência e agilidade.

Todos esses benefícios só podem ser alcançados se você contratar a equipe certa, conhecida pelo profissionalismo e a experiência nos serviços relacionados ao principal sistema da TOTVS. Portanto, o Protheus outsourcing é considerado a estratégia ideal para quem precisa extrair o melhor do seu ERP para ganhar vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre como alavancar o seu negócio com as funcionalidades do Protheus? Então confira o nosso post sobre o assunto!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>