fbpx

Saiba como fazer a integração da Rede com seu ERP aqui!

A integração Rede com ERP é uma das ações mais importantes para quem trabalha com o pagamento por cartões no Brasil. Afinal, a Rede é uma das principais operadoras de maquininhas e de soluções para e-commerce aqui. Então, você provavelmente conta com essa parceria em seu negócio.

No entanto, quando o assunto é cartão, as empresas enfrentam um grande desafio: fazer o gerenciamento adequado dos pagamentos e conciliar os dados das operadoras com os próprios sistemas de gestão empresarial (ERPs). Pensando nisso, a Atos Data trabalha com o Protheus, um ERP cujo grande diferencial é facilitar a integração do ERP com outros sistemas de TI.

Se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o nosso post!

Quais os benefícios dos módulos de pagamento dos ERPs com os conciliadores?

Toda a venda realizada em uma empresa — independentemente se é em espécie ou no cartão — deve ser registrada de alguma forma. Somente assim você poderá manter o controle financeiro, contábil e fiscal do seu negócio. Dessa forma, você terá um cálculo confiável de vários parâmetros, como fluxo de caixa, volume de vendas, lucratividade etc.

O grande diferencial dos conciliadores é que, como as transações no cartão são realizadas no ambiente virtual, é possível registrá-las automaticamente sem a necessidade de inserir os dados manualmente. Para isso, basta integrar seu ERP com o sistema da operadora escolhida por você que tudo será feito sozinho. Confira esse e outros benefícios a seguir.

Melhorar o controle financeiro

O fluxo de caixa é a ferramenta financeira mais importante para o dia a dia de uma empresa. O gestor precisa conferi-lo todos os dias para saber sobre a eficiência das suas estratégias atuais. Para isso, é preciso contar com um controle preciso de todas as transações: vendas, gastos, saques, investimentos etc.

Essa tarefa só será possível se tivermos um registro exato das vendas, pois, caso contrário, muitas interpretações erradas poderão prejudicar o negócio. Por exemplo, deixar de registrar um pagamento grande em cartão de crédito vai falsear o saldo das entradas no caixa — preocupado, o gestor pode acabar tomando uma decisão errada, como reduzir a compra de insumos. Isso terá um impacto na oferta para os clientes, impedindo sua empresa de atender um grande pedido.

Com um conciliador integrado ao ERP, o sistema do operador se comunicará diretamente com o módulo de gestão financeira. Desse modo, não há o risco de omissão de nenhuma venda ou inserção incorreta de valores. Além disso, caso um pagamento tenha sido cancelado pelo operador, será dada a baixa instantânea do valor, impedindo que um valor que não entrou em caixa seja considerado para fins financeiros ou contábeis.

Trazer mais agilidade aos processos

Nas tarefas manuais, os seus funcionários precisariam imprimir os relatórios de cada maquinha ou copiar os dados dos sistemas de pagamento do e-commerce. Depois disso, teriam de inserir um a um em uma planilha de Excel para fazer o registro no caixa. Esse processo pode durar várias horas, desperdiçando a mão de obra.

No caso dos conciliadores automáticos, tudo é feito em alguns segundos. A grande vantagem é uma atualização em tempo real de todos os dados em vez de ter que esperar até o final do dia para fazer uma consolidação financeira.

Diminuir custos e retrabalho

Um ERP integrado a um conciliador automático é muito mais barato do que a mão de obra humana. Enquanto você paga salário e taxas trabalhistas elevados para um colaborador, um software faz as mesmas tarefas cobrando uma mensalidade inferior. Além disso, ele trabalha 24 horas por dia. 7 dias por semana sem se cansar ou reduzir a performance. Consequentemente, os custos com o retrabalho — correção de tarefas realizadas erroneamente — serão reduzidos significativamente.

Calcular métricas e indicadores em tempo real

Para a tomada de decisões diárias, como compra de insumos, ter uma visão em tempo real do fluxo de caixa é essencial. A partir dela, você pode analisar a demanda, reduzir compras, produzir menos etc. Então, você consegue otimizar o uso dos recursos.

Além disso, alguns dados oferecem insights importantes sobre decisões estratégicas de vendas. Por exemplo, você pode melhorar suas condições de pagamento (como reduzir os juros ou aumentar o número de parcelas) caso perceba que seu volume de transações a crédito está abaixo do potencial.

Quais os principais diferenciais da Atos Data para a integração da Rede com ERP?

São vários os conciliadores disponíveis no mercado, mas é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher. Caso contrário, você não colherá os benefícios que espera. A Atos Data oferece os seguintes diferenciais.

Baixas automáticas

Seus funcionários não precisarão executar nenhum comando para a realização da transação. Tudo é feito de forma automática a partir do momento em que você inicializa o conciliador. Isso só é possível com uma infraestrutura de software que utiliza as técnicas certas para integrar os bancos de dados dos sistemas de pagamento, do conciliador e do ERP.

Integração fácil

O Protheus, o ERP da TOTVS comercializado pela Atos Data, é excelente quando o assunto é integração de sistemas. Dentro dele há uma ferramenta específica para essa funcionalidade. Desse modo, você poderá inserir o conciliador de pagamentos como um módulo do próprio Protheus em vez de ficar rodando vários softwares em diversas janelas.

Consultoria completa

A Atos não oferece somente a instalação desses sistemas, mas uma consultoria completa sobre tecnologia. Ouviremos as necessidades do seu negócio e buscaremos uma solução completa e personalizada para melhorar seus resultados. Assim, você não terá um ERP com ferramentas que nunca serão usadas, mas que carece de ferramentas essenciais para seus processos.

Implementação rápida e completa

Por fim, no módulo de integração, o Protheus oferece uma programação muito mais rápida, permitindo que a instalação do software seja bem mais eficiente do que nos ERPs tradicionais.

Portanto, se você quer fazer a integração Rede com ERP, não deixe de escolher o melhor parceiro para o seu negócio. A conciliação de cartões é uma estratégia muito importante para que seu negócio ganhe vantagem competitiva e otimize as operações de gestão. Para isso, a Atos Data oferece um suporte completo do início ao fim, aconselhando sobre as melhores soluções tecnológicas e oferecendo um atendimento integral às suas dúvidas.

Quer continuar recebendo as melhores dicas de TI para o seu negócio? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>