fbpx

Sistema Protheus: fique por dentro das atualizações!

O Sistema Protheus transformou a realidade das empresas. Desde a sua criação em 1991, ainda sob o nome Siga Advanced, essa linha de softwares integrados (ERP/SCM/HCM/CRM) vem oferecendo aos mais diversos segmentos de comércio uma experiência diferenciada de gestão.

Hoje, mais de 25 anos depois do lançamento, esse ERP da TOTVS continua oferecendo as soluções mais inteligentes. Isso porque ele acompanha as inúmeras transformações do mercado, das empresas e das tecnologias. Parametrização dos dados, facilidade de customização, otimização do uso dos recursos e redução do retrabalho são apenas algumas das suas vantagens.

Para se manter altamente adequado à realidade dos empreendimentos, o Sistema Protheus passou por diversas atualizações, estando agora em sua versão número 12. Então, quer saber porque essas atualizações são tão importantes? Continue lendo e descubra quais são as melhores funcionalidades desse sistema!

Quais são as áreas do Protheus?

Para contemplar as necessidades e especificidades de cada negócio e promover uma gestão centralizada, o software conta com diversos módulos, e cada um deles tem múltiplas funcionalidades. Vejamos algumas das funções desempenhadas por cada área do sistema:

  • fiscal — apuração de tributos, geração de demonstrativos, livros fiscais, obrigações acessórias;
  • faturamento — nota fiscal de saída, análises gerenciais, pedidos de vendas e interfaces NF-e e NFS-e;
  • contabilidade — gestão orçamentária, rastreamento contábil, lançamentos intercompany, suporte e conversão a moedas;
  • financeiro — aplicações, empréstimos, tesouraria, fluxo de caixa, automação bancária contas a pagar e a receber; 
  • compras — cotação, nota fiscal de entrada, solicitação de compras e conferência física;
  • custos e estoque — movimentação, custo médio, consulta de estoque, gestão de inventário e rastreabilidade. 

Essas, vale lembrar, são apenas algumas das funcionalidades do Sistema Protheus. Existem muitos outros recursos à disposição dos empreendedores e gestores para otimizar os processos, aumentar os lucros e elaborar um planejamento estratégico fundamentado em dados.

Por que fazer as atualizações?

Para dar conta de todos os processos e possibilitar o alcance dos resultados desejados, o software deve contar sempre com melhorias e seguir os padrões de qualidade da TOTVS. Em outras palavras, ele precisa ser atualizado constantemente.

Além das novas funcionalidades e outras melhorias que são frequentemente desenvolvidas para garantir a eficiência do Sistema Protheus, essa renovação corresponde a uma manutenção indispensável para evitar expirações e possíveis riscos às operações do negócio.

A cada nova versão, as mudanças legislativas e tributárias são incorporadas ao software para facilitar a gestão e evitar embaraços judiciais, ou mesmo possíveis prejuízos. Ademais, a atualização permite a correção de “bugs” e aumenta a integração entre os setores da empresa, estimulando o desenvolvimento de um ambiente mais colaborativo, focado nos resultados.

Quais são as últimas mudanças do Sistema Protheus?

A mais nova versão do sistema foi desenvolvida exatamente para ampliar a produtividade e a experiência colaborativa nos empreendimentos. Essencialmente, ela é pautada em 3 pilares: fluidez tecnológica, agilidade do Enterprise Resource Planning (ERP) e essencialidade.

No modelo anterior, o processo de migração era mais complexo; muitas vezes, pouco ágil e oneroso. Havia, por exemplo, uma necessidade de paralisação das atividades da empresa para a implementação do novo sistema. Agora, com a versão 12, o ambiente de trabalho permanece a todo vapor, já que o projeto de migração, a adaptação dos usuários às alterações e a migração do histórico acontecem de maneira rápida e simplificada.

Além disso, essas atividades podiam antes impactar negativamente as finanças da corporação. Isso porque, várias vezes, elas não estavam previstas no orçamento. Já com o Protheus 12, os clientes dispõem do release incremental — ou seja, de um processo de contínuo e seguro de disponibilização de atualizações. Dessa maneira, os esforços e os gastos para manter a eficiência do software são diluídos, oferecendo aos clientes um sistema sempre atualizado e em consonância com as inovações tanto da empresa, quanto do mercado e das exigências legais.

Ainda vale ressaltar que, após diversas pesquisas e investimentos, a TOTVS substituiu o padrão de implementação de novas versões por um modelo definitivo e único, que pode ser remodelado permanentemente de maneira menos densa. Isso significa que cada cliente será capaz de ativar as novas versões quando estiver pronto para se servir delas.

É indispensável lembrar, contudo, que as atualizações e módulos que podem surgir em razão das obrigatoriedades fiscais — como a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e o Bloco K — não serão disponibilizados para as versões anteriores após o encerramento do suporte à versão anterior.

Quando a atualização precisa ser feita?

Visando manter o produto sempre atualizado e com alto nível de qualidade, a TOTVS lançará os novos releases com as inovações a cada 6 meses. Cada atualização disponibilizada terá vida útil de 18 meses, portanto, novas atualizações só serão necessárias após esse período. Cabe ressaltar que o último lançamento (release 12.1.25) ocorreu em julho de 2019.

Além disso, quando correções ou implementações de legislações se fizerem necessárias, pacotes de atualizações serão oferecidos diretamente aos clientes. Para viabilizar a implementação das novas versões do Sistema Protheus, a TOTVS também alterou os processos e ferramentas internas de gestão dos releases, bem como seus mecanismos de expedição, para assegurar o atendimento da legislação em tempo hábil.

Como se informar sobre as atualizações?

Os novos clientes desse ERP da TOTVS devem iniciar a utilização do sistema a partir do último release disponível. Já aqueles que optarem por adquirir as inovações precisam manter o software atualizado por meio da última versão entregue.

Agora, para desfrutar de todas as vantagens do Sistema Protheus e ficar por dentro das suas atualizações e demais procedimentos, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa especializada em serviços relacionados ao software de gestão e ao desenvolvimento de soluções corporativas. Somente desse modo é possível garantir a construção da melhor metodologia de implantação.

A Atos Data, por exemplo, oferece aos seus clientes todo o suporte necessário na etapa de levantamento das necessidades do core business, implantação, customização, atualização e suporte.

Enfim, como você pôde observar, a atualização do Sistema Protheus é muito importante. Ela é a principal maneira de aprimorar todos os processos gerenciais com o uso da tecnologia, oferecendo aos gestores e demais usuários uma ferramenta de trabalho adequada às especificidades do negócio. E agora, com estas dicas, você sabe como fazê-la!

Gostou da leitura? Se você ainda não planejou a atualização de re, entre em contato conosco!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>