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Suporte remoto na empresa: como pode ser implementado?

Em tempos de trabalho à distância, é necessário desenvolver estratégias para satisfazer as necessidades das equipes por suporte de TI. Afinal, o setor de tecnologia deve estar sempre preparado a fim de lidar com as demandas técnicas, mesmo com outros paradigmas que podem tornar o trabalho mais complexo. Nesse sentido, é preciso atentar para o suporte remoto e entender como implantar essa abordagem.

O atendimento remoto da equipe de TI assegura uma série de vantagens para as empresas, principalmente a possibilidade de atender às necessidades dos profissionais de uma forma mais rápida. Assim, por exemplo, é possível solucionar dúvidas com relação ao uso de sistemas internos e oferecer uma ajuda adequada, de modo a otimizar a produtividade.

Quer aprender mais sobre suporte remoto? Confira com atenção os tópicos a seguir!

A definição de suporte ou acesso remoto

No suporte remoto, uma máquina consegue controlar outra a distância. Desse modo, profissionais técnicos conseguem ter uma visão dos problemas e defeitos de um sistema mesmo sem estar presentes fisicamente. Os computadores se comunicam via rede, sem necessidade de nenhum vínculo físico. Assim, existe mobilidade para os colaboradores que oferecem apoio técnico.

Esse tipo de inovação só se tornou possível graças à revolução protagonizada pela Internet. A proeminência dessa abordagem está ligada, principalmente, ao aumento de casos de trabalho a distância, nos quais as empresas contam com membros acessando sistemas e dados diretamente de suas casas, sem necessidade de comparecer ao escritório ou às instalações.

Nesse caso, quando existem problemas técnicos, o atendimento remoto consegue oferecer proatividade e agilidade no gerenciamento deles. Dessa forma, os chamados podem ser solucionados sem grandes dificuldades, com comunicação a distância intermediada por softwares

Outro uso comum do acesso remoto é para empresas que lidam com funcionários in loco, mas por conta de ter um ambiente maior, implantam esse tipo de atendimento para evitar perda de tempo com o deslocamento. Com isso, os profissionais de suporte lidam e gerenciam os chamados de uma maneira mais simples.

A implantação desse tipo de tecnologia se faz necessária quando a empresa detecta a necessidade de maior agilidade na solução dos problemas, com home office ou aumento do número de sedes em diferentes locais. Ou seja, quando há expansão, é preciso começar a pensar nessa implementação — cujos passos veremos adiante neste artigo. 

A importância do suporte remoto

Agora, vamos destacar a importância e as vantagens do suporte remoto.

Produtividade

Com a possibilidade de atender aos funcionários remotamente, os membros técnicos conseguem aumentar a produtividade de sua equipe, com a resolução de um número maior de chamados. Uma vez que o profissional não precisa se deslocar, ele economiza esse tempo para focar em reduzir a fila de pessoas aguardando. 

Dessa forma, é possível conseguir garantir a estabilidade da empresa, com a redução de boa parte dos problemas. Como efeito disso, a companhia melhora a produtividade interna em todos os pontos e se destaca com melhores processos. 

Agilidade

O atendimento remoto é instantâneo. Assim que ocorre um problema e é registrado o chamado, o atendente já pode começar a investigar as causas e diagnosticar os sistemas. Sem a espera típica do deslocamento ou de qualquer outro gargalo, a produtividade aumenta, como mencionado, e o tempo de resposta diminui.

Dessa forma, torna-se viável reduzir as implicações negativas dos riscos em tempo hábil. Pense em uma questão de segurança, por exemplo. O atendimento ágil otimiza a solução de problemas, de modo a impedir que eles se alastrem e gerem novas situações complexas dentro do ambiente empresarial. 

Vários chamados ao mesmo tempo

Além disso, a facilidade do suporte remoto permite que os profissionais também lidem com vários chamados ao mesmo tempo. É possível conseguir se desdobrar entre vários problemas a fim de maximizar a produtividade e buscar resultados ainda melhores, com a redução rápida dos elementos da fila de atendimentos pendentes.

Uma vez que o profissional técnico está em sua sala, em suas máquinas, ele pode facilmente se comunicar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo — algo que seria inviável se tivesse que se deslocar. Em um caso como brecha de segurança ou necessidade urgente para uso de um software, esse tipo de velocidade pode ser crucial.

Imprevistos

Atendimentos presenciais são ótimos quando há agendamento. Em casos de manutenção técnica, por exemplo, nos quais há uma rotina e um cronograma, com assentimento de todos os envolvidos. Contudo, quando há imprevistos, esse tipo de estratégia pode não funcionar como esperado. Afinal, em casos inesperados, os problemas são de caráter emergencial e requerem ações rápidas.

Por isso, em uma situação de impossibilidade do encontro físico entre o suporte e o profissional que enfrenta o problema, justamente por conta dessa necessidade urgente, o atendimento remoto é a solução principal. Com as soluções existentes atualmente, as empresas conseguem resolver os gargalos técnicos com um nível de precisão e agilidade incríveis.

Exploração de mais detalhes

Com as tecnologias de hoje, também tornou-se viável acessar os computadores por dentro e controlar as máquinas remotamente, como se estivessem na própria máquina do atendente. Por essa razão, dá para explorar mais detalhes e desenvolver uma assistência profunda e completa. Uma visão mais abrangente, que abarca os principais detalhes, influencia diretamente nos outros pontos que abordamos.

A implementação desse processo

Nesta seção, vamos entender como é possível chegar ao modelo de suporte remoto em sua empresa. Primeiro, é fundamental considerar as necessidades da organização, com avaliação das motivações. Será que é realmente importante para a companhia adotar esse modelo? Compreenda se existe uma situação de trabalho remoto ou de várias sedes em diferentes localidades. Você pode tentar identificar outras possíveis razões também.

Segundo, é preciso começar a pensar em uma aplicação que resolva o problema e permita essa tecnologia. Reflita bem sobre qual é a melhor solução para a sua companhia, com a consideração de quem é o fornecedor e da reputação da empresa. Em seguida, faça questão de treinar bem os colaboradores quanto ao uso da plataforma e quanto ao funcionamento do suporte a distância. Depois da implantação, o nosso quarto ponto é sobre a necessidade de gerar relatórios sobre o processo, a fim de identificar possíveis pontos de melhoria. 

O suporte remoto pode ser crucial para otimizar as operações de uma empresa, com geração de produtividade tanto para o atendimento quanto para as outras áreas. Desse modo, equipes conseguem manter os processos estáveis e saudáveis, com a garantia de que cooperem com a expansão e o crescimento da organização. É necessário ficar atento às necessidades da companhia e escolher uma solução adequada.

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Esta postagem possui 2 respostas

  1. Flavio says:

    Faltou indicar qual software usar para isso.

    • Rafael Yera Barchi says:

      Bem observado, Flavio.
      Atualmente, utilizamos Anydesk e Team Viewer.
      Alguns de nossos clientes possuem soluções próprias que também utilizamos, como o LogMeIn.
      Obrigado pela observação 🙂

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