fbpx

Vantagens e Desvantagens de customizar seu ERP

A customização de ERP é uma ação para deixar esse sistema totalmente sintonizado com as operações do seu negócio. Desse modo, será possível atender todas as suas necessidades específicas ao incluir e excluir funcionalidades, personalizar os fluxos de trabalho e indicadores, integrar softwares legados etc.

Isso será essencial para que o ERP efetivamente melhore o desempenho da sua empresa. Afinal, muitas soluções genéricas trazem mais problemas do que resolvem, pois seus funcionários nunca sabem onde encontrar as ferramentas e você terá um sistema pesado que não funciona adequadamente.

Com um ERP customizado, é possível respeitar os seus processos e otimizá-los. Não será você que terá de se adaptar a ferramenta. Ela se adaptará a você. Quer saber mais?Acompanhe!

O que é possível customizar no Protheus?

São vários os pontos passíveis de personalização. O Protheus é um software que deseja entregar toda a usabilidade e funcionalidade para os usuários.

Rotina Padrão

As rotinas padrões do Protheus são processos consolidados e que atendem a maioria das operações das empresas.

São consideradas inclusive como as melhores práticas de negócio.

Contudo, é bastante normal que as empresas realizem pequenas intervenções para alguns destes processos, através dos “Pontos de Entrada” disponibilizados pela TOTVS.

Os pontos de entrada permitem personalizar determinadas etapas dos processos, como por exemplo: complemento de gravação, validações específicas, integrações com outros módulos e sistemas, entre outros.

Consultas e Relatórios

Não há muitas restrições em relação ao desenvolvimento de consultas e relatórios personalizados para a sua empresa. 

Como essas rotinas apenas extraem dados, não apresentam interferência em processos do sistema e dificilmente comprometem o bom funcionamento do ERP.

As consultas e relatórios podem ser adicionados aos menus dos usuários. 

Integração de módulos

No TI, temos um termo chamado de “sistemas legados” – a respeito do qual você ainda vai ouvir muita informação nas suas pesquisas sobre ERP. Eles se referem àqueles softwares que seu negócio utilizava antes de implementar um ERP.

Muitos clientes chegam aos fornecedores de ERP muito preocupadas em ter de aposentar seus seus sistemas legados. Afinal, alguns deles podem atingir o core business e os colaboradores e os processos já estão muito adaptados a eles. Então, seria um risco muito grande simplesmente substituí-los.

Com o Protheus, isso não é um problema. No processo de customização do ERP, é possível fazer uma operação que chamamos de “integração nativa”. Essa sua ferramenta será inserida dentro do sistemas como se fosse um módulo que sempre esteve ali.

Ou seja, o próprio Protheus apresenta um ambiente de desenvolvimento que permite a unificação das interfaces e dos bancos de dados. Assim, o seu sistema legado poderá se comunicar com todos os módulos do ERP, trocar informações e funcionar inteiramente dentro da plataforma sem precisar abrir uma janela própria.

Quais as vantagens de customizar o Protheus?

Apesar de tudo, customizar um ERP é muito vantajoso para qualquer empresa. Afinal, você contará com um sistema desenhado para os seus processos. Então, é possível conquistar as seguintes vantagens.

Maior controle dos processos

Validações personalizadas são uma forma bastante comum de adicionar mais controle em determinadas rotinas da sua empresa.

Elas permitem criticar a ausência de determinada informação ou ainda conferir se determinada tarefa foi realizada da forma correta. 

Visão ampla de todos os setores do negócio

Rotinas customizadas para processos, consultas e relatórios podem permitir mais integração entre as áreas, consolidando dados de outros módulos e apresentando ao usuário uma visão ampla do seu negócio.

Com isso, certamente há um aumento no nível de gerenciamento da sua operação e essas customizações trazem valor a sua empresa.

Mais agilidade na Rotina

Customizações podem ser utilizadas para trazer mais agilidade ao usuário, melhorando a usabilidade do sistema.

Gatilhos, pontos de entrada e a própria configuração de tabelas e campos do sistema podem aprimorar consideravelmente a interface do sistema para o usuário.

Isso permite que as pessoas executem processos em menos tempo, aumentando sua eficiência e produtividade.

 

Os pontos negativos de customizar o Protheus

Uma customização mal desenvolvida pode apresentar vários problemas: 

Comprometimento do desempenho do sistema

Programas mal desenvolvidos podem impactar significativamente o desempenho do sistema como um todo, travando tabelas e usuários, inclusive afetando o hardware do servidor. 

O volume de processamento e consumo de memória é um ponto de atenção que deve ser levado em conta.

Interferência em fluxos de processos

O ERP possui uma lógica de funcionamento, que segue determinados fluxos processuais. 

Customizações podem “quebrar” estes fluxos, paralisando processos e impedindo que o usuário realize determinada ação no sistema.

É fundamental que o desenvolvedor tenha visão de negócio e conheça profundamente o sistema, para que as customizações desenvolvidas não atrapalhem os processos e rotinas do sistema padrão.

Documentação e Treinamentos

Por se tratar de um processo ou rotina personalizado para as necessidades da sua empresa, deve haver uma preocupação em se manter uma documentação consistente e atualizada das customizações, pois não haverá nada a respeito no site do fabricante do software. 

Isso é importante para os usuários finais e para outros desenvolvedores e analistas conhecerem as particularidades do seu negócio.

A ausência de documentação e treinamento pode trazer problemas futuros relacionados aos programas específicos do seu ERP.

Conclusão

Toda customização no ERP deve ser avaliada com muita cautela. Elas podem trazer benefícios diretos para a operação e a gestão do seu negócio, mas podem afetar de forma negativa o desempenho do seu sistema.

Quando desenvolvidas seguindo as melhores práticas definidas pelo fabricante do software e com uma visão ampla do processo, elas resultam em melhorias de processo, maior agilidade para os usuários e mais segurança nas operações.

Caso você esteja procurando um parceiro de confiança, fale com a Atos Data. Temos completo domínio do ERP e pleno conhecimento sobre quais customizações são viáveis ou não para a sua empresa.

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>