fbpx

Você sabe como funciona o Protheus Report? Descubra aqui!

O Protheus Report é um dos recursos disponíveis no sistema Protheus, da TOTVS. Com ele, é possível gerar relatórios cuja finalidade é consolidar os resultados das operações em um dado período.

Dessa forma, é uma ferramenta extremamente útil para orientar gestores sobre o que fazer, considerando o panorama mostrado e até as perspectivas de longo prazo. Em outras palavras: com essa função, só fica perdido e sem saber o que fazer quem quiser.

Veja na sequência deste artigo como funciona o sistema ERP que faz sucesso no Brasil há mais de 20 anos!

O que é e para que serve o Protheus Report?

O sistema Protheus, como você deve saber, é um ERP destinado a integrar departamentos, funções, tarefas e serviços em um único software. Compras, estoque, PCP, financeiro e muitos outros setores poderão gerir suas atividades simultaneamente por esse sistema.

Isso nos leva a concluir que o Protheus é, de certa forma, um canal por onde uma quantidade relevante de informação circula. São dados que, ao final de um período, apontam para erros e acertos cometidos, desde que sejam estruturados.

É nessa parte que o Protheus Report desponta como um recurso da maior utilidade. Trata-se de um  aplicativo do Sistema Protheus que permite criar reports 100% customizáveis de forma simples. 

Nele, a geração de relatórios é feita em seções extraídas das tarefas realizadas pelo sistema. Basta ao usuário definir em cada uma delas que campos deseja visualizar no documento, podendo estabelecer vínculos com outras tabelas para agregar dados adicionais.

Além da estruturação dos dados, o Protheus Report permite customizar a sua aparência. Fontes, cores, estilos, dimensões e tudo o que parecer mais atraente e que facilite a usabilidade pode ser modificado. O usuário tem total liberdade para criar seus próprios layouts e, de quebra, pode gerar relatórios com informações agrupadas, facilitando assim sua visualização e organização.

Como ele funciona?

O funcionamento do Protheus Report é simples, podendo ser operado até mesmo por não-especialistas em TI. Para isso, basta acessar, a partir de qualquer ambiente do sistema Protheus, a opção Miscelânea →  Protheus Report. 

Em “Propriedades” comece adicionando um título no campo com o mesmo nome. Depois disso, você pode configurar a aparência do documento por meio dos seguintes campos:

  • altura da linha;

  • espaçamento entre colunas;

  • margem esquerda;

  • número inicial da página;

  • fonte;

  • negrito;

  • sublinhado;

  • impressão.

A partir disso, você poderá definir, pela opção “Parâmetros”, filtros para os dados que serão apresentados em seus relatórios. Por exemplo, é possível que você precise incluir dados sobre datas, sendo assim, deverá configurar esse parâmetro na opção “Tipo”.

Tem muito mais a ser explorado nessa ferramenta, por isso, melhor do que explicar seu funcionamento, vale destacar o que sua empresa ganha ao utilizá-la de forma sistemática.

Quais são as principais vantagens e benefícios do Protheus Report?

Certamente, você já deve estar a par do movimento de transformação digital em curso nas empresas de todo o mundo. Essencialmente, consiste no avanço do processo de tornar digitalizáveis operações, práticas e até mesmo atividades inteiras. Veja o exemplo da contabilidade, que hoje tem na sua vertente digital o seu carro-chefe.

Nesse contexto, são incorporados conceitos como Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e, no nosso caso, o mais interessante deles, o de Big Data. Sobre este último, vale também destacar que sua aplicação depende das ferramentas certas. Ou seja, não basta ter dados em massa, é preciso organizá-los de maneira que sejam úteis para os propósitos de empresas e pessoas.

Criar relatórios personalizados de forma prática 

Nesse aspecto, o Protheus Reports representa um tremendo avanço, já que é por essa ferramente que os dados em massa gerados pela empresa são estruturados. Desde 1997, quando o sistema foi criado, seu objetivo é justamente facilitar a criação de reports.

Desde então, ele vem sendo aperfeiçoado, até porque não tardou muito para a própria TOTVS extrair bons resultados da ferramenta que tinha acabado de criar. Foi assim que surgiu, dentro do projeto, a solução T-Reports.

Concebida para ser totalmente intuitiva e de fácil utilização até mesmo para pessoas sem experiência em programação, a ferramenta permite gerar relatórios com facilidade. E para os especialistas, ela possibilita, ainda, a geração de reports mais complexos, inclusive de análises semânticas/sintáticas.

Facilita a visualização e a organização dos dados

Estruturar dados, por si só, não garante que eles serão aproveitados em todo o seu potencial. Por isso, a propriedade de customização da aparência, no Protheus Report, vem tanto a calhar.

Além de facilitar a visualização, um layout ao gosto do cliente ajuda a transmitir mais credibilidade. Sejamos francos: você confiaria em um relatório mal diagramado, com cores dissociadas da sua marca ou com erros de grafia ou visual grosseiro? Pois o Protheus Report ajuda nessa parte, criando relatórios com aspecto profissional.

Serve como referência para tomar decisões

Todas essas vantagens, no fim, ajudam no sempre difícil processo de tomada de decisão. Para quem trabalha no varejo, por exemplo, seria possível decidir sobre questões como investimentos em compras, aumento de estoque para determinados produtos ou em novas contratações. Seja qual for a decisão a ser tomada, com o apoio de dados organizados, as chances de erros diminuem consideravelmente.

Quando e por que utilizar o Protheus Report?

Nem mesmo a existência de um ERP já implementado é empecilho para aderir ao aplicativo de geração de relatórios do Protheus. Afinal, com o T-Reports agregado, é possível integrar por meio de API softwares legados, garantindo assim a preservação dos dados que já estejam disponíveis. Portanto, não precisa começar do zero para utilizar a ferramenta, que já cuida de fazer a transição.

Esse é um ótimo motivo para investir nesse recurso, uma vez que ele não exige que a empresa abandone o sistema que está usando. Além disso, uma gestão eficaz é sempre amparada por dados organizados e muita informação. E é nesse sentido que o Protheus Report se mostra, disparadamente, a melhor solução integrada a um sistema ERP.

E aí, o artigo foi útil e tirou todas as suas dúvidas sobre essa importante ferramenta? Aproveite e saiba o que faz uma consultoria Protheus e como ela pode ajudar o seu negócio a crescer!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>