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Você sabe o que faz uma consultoria Protheus? Descubra agora!

Utilizar o Protheus significa otimizar e integrar os processos, reduzir os custos e aumentar os lucros, não é mesmo? Entretanto, para garantir essas vantagens, o software deve estar alinhado às especificidades da empresa, e os gestores precisam ter à sua disposição o suporte necessário. Nesse cenário, nada mais importante do que a consultoria Protheus.

Você sabe o que é a consultoria? Quais serviços ela oferece e quais são os benefícios de contar com esse recurso? Descubra tudo isso a seguir!

O que é a consultoria Protheus?

A consultoria é um serviço oferecido por especialistas no sistema Protheus. Seu objetivo é garantir que o software seja capaz de executar as suas funções de gerência e controle com o máximo de eficiência, bem como promover as soluções adequadas ao modelo de negócio. Ou seja, ela analisa o sistema segundo a perspectiva da empresa para indicar as melhores formas de utilizar a ferramenta.

As atividades desenvolvidas pelos consultores podem ser compreendidas em três principais momentos. O primeiro se refere às preparações necessárias para implantação do sistema. No segundo tempo, os trabalhos desenvolvidos têm como foco a rapidez e a eficiência da implantação.

Passadas as duas primeiras etapas, inicia-se o terceiro momento. Nele, os consultores promovem melhorias no software e certificam que o planejamento está sendo cumprido.

Para tanto, a equipe especializada elabora diagnósticos, mapeia os processos — a partir do sistema, do core business, mercado e nicho, por exemplo — e faz as customizações para atender às diversas etapas do negócio. Além disso, os profissionais desempenham atividades de monitoramento e atualizações periódicas do TOTVS Protheus.

Quais são os serviços realizados?

A consultoria Protheus oferece serviços que vão desde a implantação da ferramenta ao suporte. Veja a seguir quais são os principais trabalhos realizados.

Implantação do sistema

O primeiro passo para utilizar o software é implantá-lo. Nessa fase, os consultores desenvolvem um projeto para assegurar que o sistema será totalmente compatível com o formato do negócio, acompanham as atividades e garantem o cumprimento de todos os procedimentos necessários ao bom funcionamento do Protheus.

Além disso, é atribuição do consultor otimizar a conclusão desta etapa inicial, encurtando o tempo de implantação e aumentando a sua eficiência.

Customização

Uma vez implantado, os consultores passam a desempenhar uma de suas funções mais importantes: a personalização. A aderência do Protheus geralmente não é alcançada sem o mapeamento dos processos e adequação do sistema ao funcionamento singular da empresa.

Vale lembrar que o excesso de personalização não é sinônimo de eficiência. Por isso, a consultoria Protheus vai determinar quais processos devem ser personalizados e como isso deve ser feito.

Capacitação

Embora a utilização do software não seja demasiadamente complexa, a capacitação é fundamental. Ela permite que os colaboradores superem as dificuldades relacionadas ao manejo do sistema, bem como possibilita que os seus recursos sejam explorados da melhor maneira. O treinamento aborda aspectos teóricos, mas principalmente o aprendizado relacionado à execução das tarefas cotidianas.

Suporte

O Protheus, assim como os demais sistemas de gestão empresarial, pode apresentar problemas durante a sua utilização ou requerer algum ajuste técnico. Tais ocorrências só podem ser constatadas quanto ele está em funcionamento.

Por isso, é essencial que a empresa conte com um time de especialistas para ultrapassar os obstáculos. Ademais, a consultoria constrói pontes entre a empresa e a fornecedora do sistema para aumentar a resolutividade e o custo-benefício do Protheus.

Atualizações

Frequentemente, a TOTVS lança novas versões para aumentar a eficiência, promover a adequação à legislação local e ampliar as funcionalidades do Protheus. Destaca-se também que o software opera a partir do modelo SaaS (em nuvem) e, para manter o desempenho de excelência do sistema, a consultoria fará as atualizações periódicas sempre que surgirem novidades.

Para quem a consultoria é indicada?

A consultoria Protheus é indicada para todas as empresas que utilizam o sistema. Muitas vezes, os empresários e gestores encontram dificuldades para reconhecer que o auxílio de especialistas é fundamental para alavancar o negócio e aumentar a produtividade do sistema. Veja quais sinais indicam a necessidade de recorrer aos especialistas:

  • sistema em desacordo com as normas recém-lançadas, sobretudo fiscais;
  • funcionamento incorreto dos processos devido à incompatibilidade com o modelo de negócio;
  • utilização de planilhas e outras ferramentas. O Protheus possibilita o gerenciamento integrado, portanto, dispensa outros recursos;
  • colaboradores com dificuldades de operar o sistema ou errando frequentemente;
  • sistema desvinculado de dispositivos de vendas, como e-commerce e CRM;
  • resultados negativos relacionados ao uso do software e lentidão na resolução de problemas.

Quais são os benefícios da consultoria Protheus?

Recorrer aos especialistas garante o funcionamento ideal do sistema. Com isso, é possível controlar, simplificar e agilizar todas as operações da empresa a partir do uso acertado do Protheus — mas não é só!

O auxílio dos especialistas impacta positivamente o empreendimento ao aumentar a produtividade da equipe e possibilitar que o empresário se dedique às atividades diversas daquelas ligadas aos aspectos técnicos do software.

Quanto melhor for o desempenho da gestão, maior será a performance do empreendimento. Com a consultoria os gaps são eliminados, os pontos de melhorias são identificados e os custos, reduzidos. O gerenciamento adequado das informações oferece também os elementos necessários às melhores processos decisórios. Vale lembrar que tudo isso só é possível com a escolha correta da consultora.

A consultoria deixa o gestor livre para se preocupar com outras áreas da empresa

processo de implantação de qualquer plataforma digital demanda muitos esforços pelas empresas em termos de recursos humanos, tempo e de dinheiro. É um verdadeiro projeto que precisa ser planejado estrategicamente com muito cuidado, com várias etapas e procedimentos.

Portanto, não é a mera instalação de um sistema em uma máquina. Como explicamos, é preciso treinar o pessoal, mudar a cultura do negócio, renovar a infraestrutura, entre tantas outras tarefas. Desse modo, é imprescindível contar com um parceiro especializado.

Quando você escolhe lidar com o projeto por conta própria, há uma consequência muito negativa. Grande parte dos seus recursos precisarão ser desviados para garantir o sucesso de todas as fases. Como provavelmente não haverá um pessoal experiente, toda a implementação pode durar várias semanas.

Uma consultoria, por outro lado, cuida de todas as tarefas do início ao fim, desde o diagnóstico dos seus processos para a avaliação de quais ferramentas ajudarão a cumprir seu plano estratégico até a manutenção do sistema com as atualizações. Então, é um serviço realmente completo que permitirá ao gestor focar nas áreas da empresa que estão diretamente ligadas com as atividades-fim.

Utilizar a consultoria minimiza erros na implantação e utilização da ferramenta

Como são várias ações que exigem um conhecimento altamente qualificado, contar com uma implementar sem a capacitação técnica adequada pode gerar muitos erros. Por outro lado, ao contratar uma consultoria, você terá a garantia não só de um parceiro que conhece muito bem o sistema instalado, mas também as técnicas de gestão de projetos e de mudança. Isso garantirá vários testes de qualidade que reduzirão significativamente as taxas de erros.

Além disso, a experiência também permitirá que a consultoria transmita seus conhecimentos para as suas equipes. Assim, todos os seus colaboradores poderão utilizar todas as funcionalidades da ferramenta ao máximo, sem subutilizá-la.

Esse treinamento ajuda a reduzir a confusão inicial que surge após a inserção de uma tecnologia no ambiente de trabalho, um fato que geralmente traz uma perda de produtividade inicial até que todo o potencial possa ser alcançado.

Um investimento que pode alavancar os resultados da empresa

Como a consultoria ajuda os negócios a atingirem o maior potencial da plataforma rapidamente, os benefícios surgirão precocemente, e isso traz resultados muito melhores. Além disso, como esse serviço integra melhor a tecnologia a seus objetivos corporativos do plano estratégico, você verá que isso se traduz em uma otimização global das métricas e dos indicadores.

Por exemplo, a customização evita que sua empresa invista recursos em módulos desnecessários que não seriam utilizados e gerariam confusões que prejudicam a produtividade. Focando nas ferramentas certas, seus funcionários apresentarão uma curva de aprendizagem maior e mais acelerado. Isso melhorará a capacidade de eles apresentarem novas ideias baseadas nos insights fornecidos pela nova tecnologia.

Portanto, uma consultoria vai muito além da instalação do sistema, ela traz muito mais. Ela é uma oportunidade para agregar valor aos seus processos de uma forma muito mais intensa. Assim, você poderá rever todas as ineficiências e falhas para conquistar muito mais eficiência e produtividade em curto e longo prazos.

Como escolher a empresa consultora?

Para fazer a melhor escolha, você precisa se lembrar que as consultorias não são todas iguais. Elas se diferenciam, entre outros aspectos, pelo tipo. Uma consultora pode ser franqueada (pertencente ao fabricante), partner (certificada pela fornecedora) ou independente.

Cada uma dessas variedades tem suas particularidades, mas, em todos, os casos, é indispensável que os profissionais tenham experiência em diversas áreas de negócios e certificação TOTVS.

Outros critérios fundamentais para acertar na escolha são:

  • qualidade do atendimento: disponibilidade de canais de comunicação, tempo de espera para o atendimento, capacidade de diálogo e de esclarecimento de dúvidas;
  • coordenação de projetos: presença de coordenador técnico qualificado em gestão e sistemas;
  • reconhecimento pelo mercado: além dos anos de experiência, uma boa consultoria é aquela que dispõe dos conhecimentos compatíveis com o sistema ERP e com as atualidades do segmento de atuação da empresa, inclusive no que se refere ao domínio de novas tecnologias e ferramentas;
  • transparência: facultar ao cliente o acompanhamento de todas as atividades (planejamento, andamento, execução e documentação);
  • custo-benefício: o escopo de trabalho deve ser detalhado, e os valores cobrados, justificados pelos diferenciais da empresa.

Os serviços oferecidos pela consultoria são fundamentais para garantir o sucesso do software e da empresa. Certamente, agora você já sabe o que é a consultoria, quando ela é indicada, quais serviços são ofertados e como realizar a melhor escolha da empresa parceira.

Quer saber mais sobre a consultoria Protheus? Entre em contato conosco e confira as melhores soluções para o seu negócio.

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