Você sabe como funciona o Report do ERP? Descubra aqui!

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O Protheus Report é um dos recursos disponíveis no sistema Protheus, da TOTVS. Com ele, é possível gerar e customizar relatórios cuja finalidade é consolidar os resultados das operações em um dado período.

Dessa forma, é uma ferramenta extremamente útil para orientar gestores sobre o que fazer, considerando o panorama mostrado e até as perspectivas de longo prazo. Em outras palavras: com essa função, só fica perdido e sem saber o que fazer quem quiser.

Veja, na sequência deste artigo, como funciona o sistema ERP que faz sucesso no Brasil há mais de 20 anos!

O que é e para que serve o Protheus Report?

O ERP Protheus é um sistema de gestão que integra as diferentes áreas, departamentos e usuários da empresa. Com o Protheus, é possível gerenciar diversos módulos e rotinas da operação de uma empresa, tais como Compras, estoque, Produção, Finanças e muitos outros setores.

Com isso, os dados da empresa ficam centralizados no ERP e a emissão de relatórios passa a ser uma necessidade natural dos usuários, para conferência e demonstração das informações armazenadas no sistema.

É nessa parte que o Protheus Report desponta como um recurso da maior utilidade. Trata-se de um aplicativo do Sistema Protheus que permite criar reports 100% customizáveis de forma simples. 

Nele, a geração de relatórios é feita em seções extraídas das tarefas realizadas pelo sistema. Basta ao usuário definir em cada uma delas que campos deseja visualizar no documento, podendo estabelecer vínculos com outras tabelas para agregar dados adicionais.

Além da estruturação dos dados, o Protheus Report permite customizar a sua aparência. Fontes, cores, estilos, dimensões e tudo o que parecer mais atraente e que facilite a usabilidade pode ser modificado. O usuário tem total liberdade para criar seus próprios layouts e, de quebra, pode gerar relatórios com informações agrupadas, facilitando, assim, sua visualização e organização.

Como ele funciona?

O funcionamento do Protheus Report é simples, podendo ser operado até mesmo por não especialistas em TI. Para isso, basta acessar, a partir de qualquer ambiente do sistema Protheus, a opção Miscelânea → Protheus Report. 

Em “Propriedades” comece adicionando um título no campo com o mesmo nome. Depois disso, você pode configurar a aparência do documento por meio dos seguintes campos:

  • altura da linha;
  • espaçamento entre colunas;
  • margem esquerda;
  • número inicial da página;
  • fonte;
  • negrito;
  • sublinhado;
  • impressão.

A partir disso, você poderá definir, pela opção “Parâmetros”, filtros para os dados que serão apresentados em seus relatórios. Por exemplo, se precisar incluir dados sobre datas, deve configurar esse parâmetro na opção “Tipo”.

Tem muito mais a ser explorado nessa ferramenta; por isso, melhor do que explicar seu funcionamento, vale destacar o que sua empresa ganha ao utilizá-la de forma sistemática.

Quais são as principais vantagens e benefícios do Protheus Report?

Certamente, você já deve estar a par do movimento de transformação digital em curso nas empresas de todo o mundo. Essencialmente, ele consiste no avanço do processo de tornar digitalizáveis operações, práticas e até mesmo atividades inteiras. Veja o exemplo da contabilidade, que hoje tem na sua vertente digital o seu carro-chefe.

Nesse contexto, são incorporados conceitos como Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e, no nosso caso, o mais interessante deles: Big Data. Sobre este, vale também destacar que sua aplicação depende das ferramentas certas. Ou seja, não basta ter dados em massa, é preciso organizá-los de maneira que sejam úteis para os propósitos de empresas e pessoas.

Customiza relatórios de forma prática 

Nesse aspecto, o Protheus Reports representa um tremendo avanço, já que é por essa ferramenta que os dados em massa gerados pela empresa são estruturados. Desde 1997, quando o sistema foi criado, seu objetivo é justamente facilitar a criação de reports.

Desde então, ele vem sendo aperfeiçoado, até porque não tardou muito para a própria TOTVS extrair bons resultados da ferramenta que tinha acabado de criar. Foi assim que surgiu, dentro do projeto, a solução T-Reports.

Concebida para ser totalmente intuitiva e de fácil utilização até mesmo para pessoas sem experiência em programação, a ferramenta permite gerar relatórios com facilidade. Mas para os especialistas, ela ainda possibilita a geração de reports mais complexos, inclusive de análises semântico-sintáticas.

Facilita a visualização e a organização dos dados

Estruturar dados, por si só, não garante que eles serão aproveitados em todo o seu potencial. Por isso, a propriedade de customização da aparência, no Protheus Report, vem tanto a calhar.

Além de facilitar a visualização, um layout ao gosto do cliente ajuda a transmitir mais credibilidade. Sejamos francos: você confiaria em um relatório mal diagramado, com cores dissociadas da sua marca ou com erros de grafia ou visual grosseiro? Pois o Protheus Report ajuda nessa parte, criando relatórios com aspecto profissional.

Serve como referência para tomar decisões

Todas essas vantagens, no fim, ajudam no sempre difícil processo de tomada de decisão. Para quem trabalha no varejo, por exemplo, é possível decidir sobre questões como investimentos em compras, aumento de estoque para determinados produtos ou novas contratações. Seja qual for a decisão a ser tomada, com o apoio de dados organizados, as chances de erros diminuem consideravelmente.

Quando e por que utilizar o Protheus Report?

Nem mesmo a existência de um ERP já implementado é empecilho para aderir ao aplicativo de geração de relatórios do Protheus. Afinal, com o T-Reports agregado, é possível integrar por meio de API softwares legados, garantindo assim a preservação dos dados que já estejam disponíveis. Portanto, não precisa começar do zero para utilizar a ferramenta, que já cuida de fazer a transição.

Esse é um ótimo motivo para investir nesse recurso, uma vez que ele não exige que a empresa abandone o sistema que está usando. Além disso, uma gestão eficaz é sempre amparada por dados organizados e muita informação. E é nesse sentido que o Protheus Report se mostra, disparadamente, a melhor solução integrada a um sistema ERP.

Como utilizar melhor os recursos do Protheus?

Ao considerar a quantidade de recursos do Protheus, é comum pensar que se trata de um sistema difícil de gerenciar. Entretanto, ao utilizar as funcionalidades disponibilizadas, fica claro o quanto o processo de gestão pode se tornar prático.

Nesse sentido, separamos 5 dicas de como utilizar melhor o Protheus no cotidiano da empresa.

1. Utilizar parâmetros e atalhos do SmartClient

Para facilitar a inicialização, o Protheus permite que a tela de login e senha já seja aberta antes que o usuário preencha os parâmetros de programa inicial, comunicação no cliente e ambiente no servidor.

Para evitar que essa tela de configuração apareça sempre que o atalho do SmartClient for clicado, basta ir em: propriedades do atalho > aba Atalho > campo Destino. A partir daí, basta colar os parâmetros abaixo conforme desejado, logo após o caminho do atalho.

Para abrir diretamente em um programa inicial específico, basta incluir um dos comandos:

-p=sigamdi

-p=sigacom

Ou, ainda, o comando de outro programa, conforme desejado.

Por exemplo, para acessar o módulo de relatórios personalizáveis, deve-se acessar com:

-p=sigarpm

Para abrir com uma comunicação no cliente específica, basta inserir -c=tcp na mesma linha.

Já no caso da especificação de um ambiente no servidor, o comando é -e=ENVIRONMENT.

Por fim, se for necessário já abrir mais de um SmartClient, basta adicionar -m.

2. Utilizar templates

O Protheus é uma plataforma muito completa. Entretanto, ainda assim podem ser necessárias adaptações para melhorar o fluxo de trabalho, visto que existem diversas formas de organizar um negócio.

Para isso, os templates são uma alternativa interessante, visto que são responsáveis por alterações bem específicas. É possível, inclusive, encontrar consultorias que realizam a instalação, configuração e teste das novas funções e fórmulas. Essa é uma das especialidades da Atos Data 🙂

Além de serem adaptáveis, os templates abrangem os mais variados tipos de processos, atendendo desde as tarefas mais simples até as mais complexas. Nesse sentido, é possível adicionar templates até mesmo aos próprios fluxos de trabalho.

3. Monitorar o servidor corrente

Para executar as tarefas no Protheus, é necessário que o sistema esteja conectado a um servidor, o qual precisa ser selecionado — assim como o ambiente, por exemplo. Caso desejado, é possível monitorar esse servidor enquanto o usuário estiver na perspectiva TOTVS Developer.

Para isso, dentro da perspectiva citada, basta acessar Windows > Show Views > Others, expandir a opção TOTVS Server e selecionar o TOTVS Application Manager.

4. Fazer login por nome do usuário, código ou e-mail

É comum que as empresas criem nomes de usuário utilizando o nome e sobrenome dos colaboradores e até mesmo utilizarem maiúsculas e minúsculas.

Entretanto, toda conta de usuário criada no Protheus tem um código com o qual é possível fazer login, ao invés do nome de usuário. Além disso, o sistema permite o login com o endereço de e-mail, permitindo que o usuário escolha a alternativa que julgar mais prática.

5. Configurar o menu de favoritos

Configurar o menu de favoritos torna a utilização das ferramentas mais simples, visto que organiza os recursos abertos com mais frequência em uma lista fácil de acessos, ajudando a otimizar tempo. Nela, o usuário pode até mesmo alterar o nome das funções, caso deseje.

Assim, ao considerar o quão rico em dados o Protheus é, fica clara a importância do Protheus Report, que reúne esses dados e permite customizar relatórios de forma fácil. Além disso, o Protheus conta com diversas funcionalidades que garantirão uma rotina mais otimizada ao usuário.

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