fbpx

Como aumentar as vendas com um sistema ERP

Um dos grandes desafios das empresas é compreender como aumentar as vendas de forma estratégica e alinhada com os outros objetivos de um negócio. Afinal, analisar o faturamento isoladamente é um erro — as suas ações devem ter em vista o retorno sobre os investimentos, não os números brutos.

O que isso significa? Se você adota uma estratégia para aumentar as vendas, mas ela tem um elevado preço de implementação, reduz a produtividade em outras áreas e acrescenta gastos operacionais importantes, há um risco de as vendas aumentarem bastante enquanto os lucros diminuem.

Por esse motivo, o investimento em um sistema ERP é uma solução ideal. Além de trazer ferramentas de vendas, marketing e relacionamento com o cliente, ele também traz centenas de funcionalidades para todos os departamentos empresariais, da logística às finanças. Quer entender melhor? Continue a leitura!

O que é um ERP?

O ERP é um sistema de gestão empresarial completo, que busca trazer ferramentas para otimizar e gerenciar digitalmente grande parte das operações de um negócio. É uma ferramenta multifuncional e integrada. Para compreender melhor seus diferenciais, é preciso compreender como a implementação de tecnologias de gestão tem evoluído.

Atualmente, quase todos os negócios utilizam algum sistema para executar alguma tarefa operacional, do microempreendedor às grandes corporações. Esses softwares podem se direcionar ao suporte e à automação de atividades, como:

  • funções de caixa registradora;
  • conciliação de cartões e bancos;
  • gestão financeira;
  • automação de vendas e marketing;
  • relacionamento com o cliente;
  • gestão da cadeia de suprimentos;
  • contabilidade e planejamento fiscal;
  • gestão de Recursos Humanos, entre outras atividades.

Portanto, é muito frequente que as empresas contratem ou adquiram sistemas específicos para uma dessas áreas, como:

  • Client Relationship Management (CRM) para o marketing e as vendas;
  • Supply Chain Management (SCM) para gestão da cadeia de suprimentos;
  • Payment Management System (PMS) para o gerenciamento de pagamentos e conciliação;
  • softwares de gestão financeira e contabilidade;
  • plataformas de gestão eletrônica de documentos (GED);
  • sistemas de inteligência corporativa (BI), entre outros.

Com isso, para lidar com todas as suas operações, um negócio poderia precisar de diversos sistemas. Isso traz grandes problemas:

  • os seus colaboradores perdem muito tempo para encontrar e usar as ferramentas de que precisam;
  • os dados devem ser integrados manualmente ou com o desenvolvimento de softwares personalizados (middlewares) caros;
  • nesse processo, muitas informações valiosas para a sua estratégia comercial são perdidas e erros se acumulam.

Além de automatizar todo o processo de integração, o que permite que seus colaboradores foquem os seus recursos para o nível estratégico das vendas, o ERP apresenta soluções específicas.

Como aumentar as vendas com um sistema ERP?

Um bom ERP é um sistema que conta com grande parte das funções de gestão e de operação de que o seu negócio precisa em uma única plataforma. Em vez de softwares individuais, o CRM, o SCM e outras ferramentas se tornam módulos dentro do ERP. Com isso, ficam totalmente integradas.

Redução de custos global

Os ERPs de excelência são capazes de automatizar grande parte das tarefas gerenciais de um negócio, como:

  • coleta, armazenamento, gerenciamento, integração e análise de dados;
  • planejamento estratégico, tático e operacional;
  • comunicação interna e externa;
  • mapeamento, monitoramento e gestão de processos;
  • monitoramento de resultados;
  • criação de relatórios.

Elas atingem todos os setores: a logística, as finanças, os recursos humanos, a linha de produção, a frente de caixa, entre outros. Com isso, há uma redução das ações manuais que dependem de pessoal.

Consequentemente, o seu time poderá ficar focado em elaborar estratégias que trazem resultados positivos para o faturamento (em vez de executar várias tarefas burocráticas meramente operacionais). Além disso, ocorre uma redução significativa dos custos, pois é possível reduzir a necessidade de contratação e eliminar grande parte dos erros humanos. Esse capital extra pode se voltar para investimentos em marketing, vendas e relacionamento com o cliente.

Mapeamento de público

Aumentar as vendas está diretamente relacionado com a tomada de decisão baseada em dados precisos e atuais. A partir dos módulos de Analytics, o seu negócio pode compreender:

  • quem é o público-alvo mais propenso a se interessar pela sua oferta;
  • qual é a mensagem mais persuasiva;
  • qual meio de comunicação deve ser utilizado;
  • qual o melhor momento para o contato, entre outras informações;
  • quais os interesses e qual o comportamento dos seus clientes potenciais.

As ferramentas de gestão de e-commerce, por sua vez, trazem a compreensão das tendências de vendas e procura, o que cada usuário colocou no carrinho, os produtos mais rejeitados, entre outras informações-chave. Integrados a um sistema de relacionamento com o cliente, você extrai dados das interações com o serviço de atendimento do seu negócio.

Melhores processos de tomada de decisão

Por fim, além de integrar todas essas informações, um bom ERP terá um módulo de inteligência corporativa (Business Intelligence). Ele é capaz de compreender os padrões dos dados, projetar tendências e cenários futuros, criar relatórios automatizados, entre outras coisas.

Consequentemente, várias decisões com alto impacto nas vendas poderão ser tomadas, como:

  • desenvolver produtos personalizados para as dores e as expectativas do seu público-alvo;
  • aumentar a produção de itens com maior tendência de crescimento da demanda;
  • planejar campanhas com mensagens individualizadas nos canais de comunicação mais utilizados por cada segmento de interesse;
  • compreender o comportamento de compra nos mais diversos canais de venda e personalizar a jornada de compras para que ela seja mais efetiva;
  • obter dados em tempo real para realizar um atendimento muito mais personalizado.

Como escolher um ERP de excelência?

Anteriormente, explicamos que as empresas trabalhavam com diversos sistemas de gestão, não é mesmo? Na transição para a implementação e para o uso efetivo de um ERP, pode ser necessário que a sua empresa permaneça com alguns deles por diversos motivos.

Por mais completos que os ERPs sejam, eles não contam com algumas ferramentas mais específicas de alguns negócios. Da mesma forma, é possível que haja alguns processos corporativos essenciais e complexos dentro das suas operações, cuja mudança de sistema represente um risco muito grande para a empresa.

No entanto, quando você contrata um ERP de excelência, isso não significa que você terá de continuar a usá-los separadamente. Os mais completos sistemas de gestão corporativa, como o Protheus da TOTVS, apresentam um módulo de integração nativa.

O que isso significa? Esses softwares de terceiros poderão ser incorporados dentro da plataforma do ERP de forma orgânica. Ou seja, eles funcionarão dentro da interface e ficarão completamente integrados ao banco de dados do ERP.

Assim, poderão se relacionar com os demais módulos de forma automatizada. Em outras palavras, se você insere ou modifica informações no software integrado, todas as funcionalidades do ERP vão se atualizar automaticamente e em tempo real.

Com isso, você pode fazer um processo de migração gradual e personalizado na sua empresa. Isso traz benefícios significativos, como:

  • uma curva de aprendizado mais rápida e orgânica dos seus colaboradores;
  • um menor tempo de parada das operações durante a instalação e o treinamento dos colaboradores;
  • a utilização máxima de funcionalidades importantes para cada modelo de negócio.

No entanto, para isso, você precisa garantir a aquisição de um ótimo sistema de recursos corporativos em uma empresa experiente e capacitada para fazer a personalização do ERP. Ela vai identificar e analisar os processos e sistemas críticos para o seu negócio. A partir disso, ela vai elaborar um projeto de customização específico para os seus objetivos.

Portanto, se você não sabia como aumentar as vendas de forma segura e operacionalmente sustentável, a implementação de um ERP é a solução certa para você. Com ela, além de ter todas as ferramentas de marketing, vendas e relacionamento com os clientes, você melhora os seus processos de forma global em todos os setores. Assim, não há o risco de um investimento para aumentar o faturamento se voltar contra os seus objetivos por elevar custos e gerar outros problemas.

Quer continuar a receber os melhores conteúdos sobre a otimização dos resultados da sua empresa? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>