fbpx

Lobo Guará Totvs: o que a nova versão do Protheus traz de inovador?

A atualização Lobo Guará Totvs é a mais recente melhoria no sistema ERP Protheus. Ele chega para modificar uma série de parâmetros de performance no software, em função de diversas configurações totalmente novas.

Uma dessas novidades é o próprio nome, que na verdade é mais um apelido com o objetivo de facilitar a identificação de futuras versões do Protheus. Até então, essas versões só eram reconhecidas por extensos códigos numéricos o que, convenhamos, sempre dificulta a comunicação.

O apelido Lobo Guará é uma homenagem da Totvs a um dos animais que simbolizam a fauna brasileira por sua agilidade. Essa é justamente a principal qualidade agregada pela sua implantação, ou seja, a partir de agora, os ERPs serão muito mais ágeis e funcionais.

Avance na leitura e veja o que esse upgrade representa em termos de desempenho e como ele deve impactar suas atividades. 

Quais as características a avanços do Lobo Guará Totvs?

A principal característica que torna o Lobo Guará uma atualização sui generis é a mudança na infraestrutura do sistema. Até a versão 12.1.17, as operações tinham como base os arquivos em servidor. Desde a atualização 12.1.23, essa estrutura migra para um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). 

Dessa forma, os ganhos em velocidade no processamento de informações é respaldada pela ampliação da capacidade de memória. Como as informações serão vinculadas ao banco de dados, cumpre-se o principal objetivo da atualização, que é a melhoria no desempenho do Protheus.

Uma importante modificação trazida por essa build é que, a partir de agora, todas as outras atualizações precisarão dele para rodar. Afinal, o Lobo Guará é um binário totalmente novo, cuja promessa é gerar um incremento de até 30% na performance do sistema.

Confira nos próximos tópicos os outros avanços trazidos pelo novo “animal” da Totvs.

Performance do sistema e abertura aprimoradas 

Um dos grandes avanços trazidos pelo Lobo Guará é que ele põe fim à existência do obsoleto AppServer 32 bits. Com isso, pode ser empregado mais de 4GB memória RAM, já que o binário passa a trabalhar em 64 bits. Assim, há ganhos expressivos em velocidade e responsividade.

Esse incremento na velocidade, por sua vez, faz com que os programas integrados ao ERP sejam otimizados quando acionados em busca de informação. Cabe destacar que, a partir de agora, será feita no mesmo Banco de Dados toda a centralização do Dicionário de Dados do sistema.

Tais melhorias resultam em uma gestão de configuração do ambiente muito mais veloz, com aberturas mais rápidas e aumento da performance do sistema como um todo.

Centralização do dicionário de dados

Outra importante modificação é a centralização do dicionário de dados. Isso porque, com essa configuração, eventuais quedas de energia ou interrupções na operação não provocarão perda de informações. Ou seja, além de mais rapidez, o Totvs Lobo Guará também promete mais segurança no tratamento da informação.

Além do dicionário de dados, diversos arquivos também podem migrar para o Banco de Dados. Assim, uma parte expressiva das informações que iam para a área temporária podem ser processados com grande agilidade.

Trata-se, inclusive, de um avanço para o próprio usuário, que agora não terá mais que se preocupar com configurações e logs. De qualquer forma, vale alertar que, para fazer essa migração, será necessário utilizar a ferramenta TOTVS CodeAnalysis, cuja finalidade é permitir que os clientes certifiquem por si sós a qualidade de fontes customizadas.

Gestão de configuração potencializada

Merece destaque, ainda, a turbinada que o Lobo Guará traz em processos como backup, acessos e de monitoramento da performance. Nas versões anteriores, eles podiam ser demasiadamente lentos, representando um obstáculo para os gestores de TI. Sem a agilidade necessária, muitos se viam de mãos atadas, sem ter como se prevenir de falhas e instabilidades no sistema.

Somado a esse louvável avanço, vale frisar também a potencial redução nos volumes de gravação e leitura a serem realizadas nos diretórios do sistema. Assim sendo, o Protheus poderá rodar com muito mais fluidez e garantir transições mais suaves entre as funções que realiza e o processamento dos dados.

Diminuição da latência 

É comum em sistemas ERP levar um certo tempo para se colocar 100% disponível. Com a atualização Lobo Guará, esse período de latência deve diminuir sensivelmente, garantindo que o usuário possa operá-lo em menos tempo.

Essa rapidez também pode ser creditada a uma das tantas mudanças trazidas pelo upgrade. Afinal, o Lobo Guará será “O” binário, tirando de cena o antigo trio de AppServers que, por sua vez, se destinavam a ERPs distintos. Isso gerava lentidão e instabilidade.

Portanto, o Totvs Lobo Guará vem para  substituir esses antigos binários e, de quebra, será indispensável para rodar a novíssima linguagem TL++. Ela foi desenvolvida em 2018 e seu objetivo é agregar para programadores AdvPL certas facilidades de outras linguagens.

Quais suas funcionalidades mais destacadas?

Já falamos dela anteriormente, mas a nova AppServer 64 bits representa certamente um dos maiores avanços na nova build. Com mais capacidade de processamento, é esperado um grande incremento na velocidade e memória quase ilimitada para operar.

Considerando o nível de profundidade das mudanças, também se espera alguma ansiedade por parte dos usuários em termos de atualizações. Afinal, quando as versões anteriores deixarão de valer?

Nesse caso, é de praxe que a TOTVS estipule um prazo para migração, o que é útil até mesmo para que as equipes de TI responsáveis pelo processo se articulem.  

Não se pode deixar de lembrar que, desde janeiro de 2019, o binário de 32 bits deixou de receber atualizações, sendo portanto descontinuado. De qualquer forma, a expectativa é de que a TOTVS assegure um prazo de, pelo menos, um ano para que os usuários do Protheus façam os ajustes necessários.

Para quem migrou em julho para a versão 12.1.25, é recomendável migrar diretamente para o novo build, não só por ser o mais atual, como pelas muitas novas funções agregadas. O Lobo Guará Totvs promete um grande salto de qualidade, por isso, os profissionais de TI devem estar atentos para manter seus ERPs Protheus alinhados às novas configurações.
Agora que você está bem informado, não deixe de seguir nossa página no Facebook, LinkedIn e Twitter. Receba conteúdos que fazem a diferença direto no seu feed!

atosdata

Esta postagem possui 0 respostas

Comentários aberto

Deixe uma resposta

Você pode usar esses atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>